Depois de três meses no Reino Unido, o primeiro grupo de estudantes que embarcou para o intercâmbio do Prontos pro Mundo voltou ao Brasil no domingo (6) e, nesta semana, reencontrou amigos e professores em suas escolas estaduais no interior do estado. O Prontos pro Mundo é o primeiro intercâmbio internacional do Governo do Estado e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) com estudantes frequentando o high school em países de língua inglesa.
Nesta terça-feira (8), outros 57 estudantes retornam do Reino Unido, com desembarque marcado para as 5h35. Dois outros retornos estão marcados para os dias 16 e 17 de abril, com 97 alunos que viveram na Nova Zelândia nos últimos três meses.
LEIA TAMBÉM: Primeira turma de intercambistas do Prontos pro Mundo desembarca neste domingo (6) em SP
Kauã Accorsi Mafra, aluno da Escola Estadual Doutor Joaquim Batista, da cidade de Jaboticabal, planeja voltar às aulas e reencontrar colegas e professores nesta quarta-feira (9). “Vou descansar por dois dias e ficar com a minha família”. Ele faz um resumo sobre sua experiência com o intercâmbio: “Tive bastante dificuldade no começo com o inglês britânico, mas consegui me adaptar. A passagem pela escola está entre as coisas que mais me marcou, porque fiz bons amigos e conversava com meus professores”.

Antes de embarcar de volta para o Brasil, uma das “host mom” de Kauã, a Jan Unwin, mandou um recado para a família dele em Jaboticabal e para a equipe do Prontos pro Mundo. “O Kauã esteve conosco desde janeiro e desde então a autoconfiança dele aumentou muito. O inglês também está muito melhor. Ele é muito educado, muito amável com a nossa família. Ele abraçou o modo inglês de viver. Frequentou a escola, pegou ônibus sozinho e fez novos amigos. Estou triste por ele ter que ir embora”, disse Jan.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP prorroga inscrições para 10 mil bolsas de estágio até 13 de abril
Ao longo dos últimos três meses, Kauã morou em Eastbourne, cidade no sul da Inglaterra com a “host mom” Jan, sua esposa e com seus filhos. “Sei que vou sentir saudades, mas estou feliz por estar perto da minha família e porque verei meus amigos de Jaboticabal de novo”, afirma o estudante sobre a volta para casa.
100% gratuito
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.