
O vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) protocolou nesta sexta-feira, 5 de abril, na Câmara Municipal uma Moção Nº 58/2025 em reconhecimento a todos os voluntários do Projeto de Confecção de Fraldas Geriátricas Amor Fraterno.
“Conheci esse projeto de perto e constatei a organização, a dedicação e o empenho dos voluntários que doam o seu tempo e o seu trabalho ao próximo”, enfatizou o parlamentar.
De acordo com o vereador o projeto foi criado conforme a Lei Ordinária N°4237/2007. “Não tenho dúvidas de que o Amor Fraterno será estruturado pelo Centro de Promoção Social Municipal, pois é fundamental para ajudar a suprir as demandas relacionadas à saúde e às questões sociais crescentes, acompanhando os índices de longevidade”, afirmou.
Dr. Marcelo Rossi salientou que o modelo de parceria entre o Ceprosom, que fornece recursos para insumos, e as paróquias, onde os voluntários trabalham, pode também inspirar outros tipos de programas. “As próprias comunidades encaminham as fraldas produzidas às pessoas mais vulneráveis, preenchendo uma lacuna que o poder público, sozinho, não conseguiria suprir”, explicou.
O vereador ainda ponderou que, além de fazer o bem ao próximo, o trabalho voluntário traz benefícios a quem o executa. “Parcela expressiva dos integrantes dos grupos do Projeto de Confecção de Fraldas Geriátricas Amor Fraterno tem 60 anos ou mais e encontra no trabalho voluntário fonte de aprendizado, socialização e felicidade”, mencionou.
Médico geriatra, ele também reforçou que o trabalho voluntário é uma das formas já reconhecidas de prevenção ao isolamento social e a doenças como a depressão, além de contribuir para retardar o agravamento de quadros da Doença de Alzheimer, à medida que ajuda a manter o paciente ativo e socializado.
Segundo o Ceprosom, voluntários de 12 paróquias dedicam seu tempo e trabalho à confecção de fraldas geriátricas:
Paróquia Imaculado Coração de Maria – Comunidade São José / Bairro Água Espraiada / Nossa Senhora das Vitórias / São Francisco de Assis;
Paróquia Menino Jesus – Comunidade Nossa Senhora das Graças / Comunidade São João Bosco / Comunidade Nossa Senhora do Rosário;
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Comunidade de Santo Antônio / São Luiz Gonzaga / Nossa Senhora do Rosário de Fátima / São Domingos de Gusmão / Nossa Senhora de Guadalupe;
Paróquia Sagrada Família – Comunidade São Francisco de Assis / Comunidade Nossa Senhora de Fátima;
Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Paróquia Santa Isabel de Portugal – Comunidade São Pedro / Comunidade Santo Antônio (Pires de baixo) / Comunidade Santa Catarina de Sena;
Paróquia Santa Luzia – Comunidade Nossa Senhora Aparecida / Comunidade São Benedito / Comunidade Nossa Senhora da Glória / Comunidade Santo Agostinho / Comunidade São João Evangelista / Comunidade Santa Paulina / Comunidade Senhor Bom Jesus dos Milagres;
Paróquia São José – Comunidade Divino Espírito Santo;
Paróquia Santa Ana e Paróquia São Marcos – Comunidade Matriz Santa Ana / Comunidade São José de Anchieta / Comunidade Nossa Senhora do Carmo / Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós / Matriz São Marcos / Capela Mãe Admirável / Comunidade Divino Salvador / Comunidade Nossa Senhora da Paz;
Paróquia São Paulo Apóstolo – Comunidade São Francisco;
Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor – Comunidade Santo Antônio (rural) / Comunidade São Roque (rural) / Comunidade São João (rural).
Após aprovação em sessão ordinária, uma cópia da moção será encaminhada ao presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, para encaminhamento aos líderes de cada grupo para que chegue a todos os integrantes. Também enviará o documento à presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Luciana Félix.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.
Informações CML