WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
32.8 C
Limeira
31/03/2025

obras de reforma chegam a 70%

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img



As obras e implantação de sistemas na ampliação e reforma da Estação São Joaquim na Linha 1-Azul avançam significativamente em seu primeiro ano e chegaram a cerca de 70%. Neste mês, chegaram os novos equipamentos que serão instalados no Edifício Técnico Operacional (ETO), incluindo transformadores, geradores e bancos de baterias.

O prédio, que terá sete andares, abrigará toda a infraestrutura técnica da estação remodelada, liberando espaço para as ampliações no mezanino e nas plataformas. Considerando somente obras, 85% das obras civis deste edifício já foram executadas e a previsão é que ele seja concluído entre agosto e setembro de 2025.

Com a realocação dos equipamentos técnicos para o novo ETO, a estrutura da Estação São Joaquim, construída há mais de 50 anos, poderá ser ampliada significativamente. Isso permitirá o alargamento das plataformas e a construção de um novo mezanino de integração com a futura estação da Linha 6-Laranja, com cerca de 60 metros de extensão, garantindo mais conforto para os passageiros. Parte do mezanino será executado em estrutura metálica (steel deck) sobre as plataformas. As escavações do mezanino ocorrerão a partir do nível da rua até a laje de cobertura da estação.

Ou seja, além do ETO, haverá outras obras para fazer a conexão com a futura concessão da Linha 6-Laranja. A Estação São Joaquim vai ganhar mais 3,23 mil metros quadrados de áreas úteis, incluindo um novo mezanino sobre as plataformas e a remodelação dos acessos. Com as intervenções, a capacidade de atendimento da estação passará dos atuais 30 mil para 200 mil passageiros por dia.

O acesso oeste será adaptado e transformado em ventilação e saída de emergência, enquanto o acesso leste será ampliado para atendimento das novas demandas da Linha1-Azul, integrada à futura estação da Linha 6-Laranja. A modernização também inclui 15 escadas rolantes e 6 elevadores, garantindo mais acessibilidade.

Os trabalhos de remanejamento das interferências (redes de Telecom, tubulação da Sabesp, COMGÁS, cabos da ENEL etc.) para implantação das primeiras fases das obras já foram concluídos em aproximadamente 95%, permitindo agilizar as obras em várias frentes. Um exemplo é o rebaixamento do lençol freático na área sobre o futuro mezanino de integração com a Linha 6-Laranja, já iniciado.

Tecnologias avançadas estão sendo aplicadas para garantir precisão e segurança nas obras. A modelagem digital BIM (Building Information Modelling) permitiu a criação de um modelo 3D detalhado da estação, auxiliando no planejamento e execução da ampliação. Além disso, um sistema automatizado de monitoramento com uso de instrumentação robotizada e sensores realizam medições online e regulares para acompanhar qualquer movimentação da estrutura da estação e dos imóveis lindeiros.

Com um investimento de R$ 358 milhões e a mobilização de cerca de 160 operários, a ampliação da Estação São Joaquim segue um planejamento em 10 fases, minimizando impactos na operação e no entorno. As escavações, feitas pelo método de vala a céu aberto, ocorrem de forma controlada, garantindo que apenas metade da via seja interditada, mantendo o tráfego local.

Com essa ampliação, a Estação São Joaquim será praticamente nova, oferecendo mais conforto e conectividade para os passageiros que utilizam a Linha 1-Azul e, futuramente, a Linha 6-Laranja.



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading