O Governo de São Paulo preparou um esquema especial de transporte público, incluindo as linhas de trem e metrô concedidas, durante a realização do festival Lollapalooza na capital, entre os dias 28 e 30 de março no Autódromo de Interlagos. Veja abaixo algumas opções de como ir para o Lollapalooza com o transporte público:
A Linha 9-Esmeralda, gerenciada pela ViaMobilidade, terá trens expressos com embarque exclusivo, horários personalizados e tempo de viagem reduzido. O passageiro deverá comprar o bilhete antecipadamente, que custa R$ 30,00 para ida e volta, no site Passaporte ViaMobilidade. O trajeto terá duração de, aproximadamente, 30 minutos e é uma opção de como ir para o Lollapalooza.
O serviço partirá de plataformas exclusivas das estações Pinheiros – com opção de horário marcado a partir das 11h, e Morumbi-Claro, seguindo direto para a Estação Autódromo, localizada a apenas 700 metros do portão G de acesso ao festival.
Para a viagem de retorno, não será necessário marcar horário. O passageiro poderá embarcar nos trens expressos que partirão a cada meia hora, entre 0h e 2h30, da estação Autódromo, com única parada na Morumbi-Claro e destino final à estação Pinheiros. Antes ou após os horários de partida, somente os trens regulares estarão disponíveis. O passageiro que optar por retornar em horário que não haverá trem expresso, poderá usar o QR Code do passaporte expresso para embarcar.
Como ir para o Lollapalooza pelo transporte regular
Para quem optar pelo transporte regular, este será o funcionamento de como ir para o Lollapalooza: pagará R$ 5,20 por passagem e poderá fazer integração à Linha 9-Esmeralda em qualquer estação das linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás (ViaMobilidade), Metrô e CPTM, que estarão abertas, entre 0h e 4h, somente para transferências e desembarque. A Estação Autódromo da Linha-9 funcionará 24h para embarque nos dias do evento.
Com mais de 70 atrações, a organização do Lollapalooza 2025 espera receber cerca de 100 mil pessoas por dia, superando os 240 mil participantes do ano passado.
LEIA MAIS: Lollapalooza: Governo de SP reforça acolhimento e segurança das mulheres no festival
Serviço metroferroviário de linhas concedidas
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) passou a regular e fiscalizar as concessões das linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás (ViaMobilidade) e 6-Laranja (LinhaUni) de metrô; a 7-Rubi (CPTM), 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas da ViaMobilidade, de trens urbanos. As novas atribuições ampliam a atuação da Agência e fortalece a fiscalização para melhoria da prestação dos serviços de transporte público.
Nova Artesp
A Artesp é responsável pela regulação e fiscalização de toda infraestrutura e serviços públicos de transporte estadual concedidos. Com mais de 20 anos de atuação, é a maior agência reguladora de transportes do Brasil.
Atualmente, a Agência é responsável por fiscalizar 21 concessionárias de rodovias, que inclui mais de 11 mil quilômetros de vias, além de seis concessões de transporte sobre trilhos, sendo mais de 220 km de malha férrea, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da Baixada Santista. A sua atuação, também, abrange o transporte coletivo de ônibus metropolitano e intermunicipal (semiurbanos e fretamento) em todo o estado de São Paulo, e 27 aeroportos regionais.
Com maior autonomia administrativa, financeira e decisória, a Agência reforça a transparência, eficiência e qualidade dos serviços, garantindo a segurança jurídica dos contratos de concessão para o desenvolvimento econômico e social do estado.
LEIA MAIS: Entenda as mudanças na EMTU e os impactos na modernização do transporte público em SP