Após amplo diálogo com a sociedade por meio da Consulta Pública e de três Audiências Públicas, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), aprimorou o projeto do Lote Paranapanema com base nas contribuições recebidas. Entre os incrementos, o investimento previsto no contrato aumentou em R$ 1 bilhão e o projeto passou a incluir novas melhorias estruturais.
O edital da concessão está previsto para ser publicado em abril, incorporando demandas da população e ampliando investimentos em infraestrutura e segurança viária.
Ao todo, foram analisadas mais de 250 contribuições, da Consulta Pública e das Audiências Públicas realizadas em Ourinhos, Itapetininga e São Paulo. Aproximadamente 53% das sugestões foram totalmente ou parcialmente acolhidas, refletindo o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a participação social.
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Entre as principais mudanças, destaca-se a ampliação do lote, que passará a contemplar 285 quilômetros de rodovias. Com isso, os investimentos previstos no contrato passam de R$ 4,7 bilhões para R$ 5,7 bilhões. Além disso, foram incorporadas melhorias estruturais, como duplicações, dispositivos de acesso e passarelas, visando maior fluidez e segurança no tráfego.
“A inclusão de novas obras e ajustes no projeto demonstram a disposição do Governo do Estado em ouvir a sociedade e aprimorar a concessão para garantir infraestrutura eficiente e segura para os usuários”, destaca Raquel Carneiro, diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
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Vejas as mudanças no projeto do Lote Paranapanema
- Revisão da localização dos pórticos de pedágio, para minimizar impactos e assegurar cobrança mais justa conforme o trecho percorrido.
- Inclusão de novos investimentos, como vias marginais, dispositivos em desnível e melhorias no acesso a municípios.
- Ampliação de trechos rodoviários, como a inclusão das rodovias SPA-326 e SPA-312 no projeto. O Lote Paranapanema integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e prevê a concessão patrocinada de rodovias operadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) por um período de 30 anos. Com essa revisão do projeto, o Governo de São Paulo reforça sua estratégia de modernização da malha rodoviária estadual e de atração de investimentos privados, sempre com foco na qualidade dos serviços e no benefício direto para a população.