A SP House, iniciativa do Governo de São Paulo promovida durante o South by Southwest (SXSW) estreou com um público expressivo na sua segunda participação no festival. Organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, InvestSP e Prefeitura de SP, a Casa recebeu mais de quatro mil visitantes no primeiro dia atividades, que foi marcado por experiências imersivas, debates de impacto social e apresentações de artistas brasileiros.
Um dos principais destaques da programação deste sábado (8), Dia Internacional das Mulheres, foi a apresentação do Movimento SP por Todas, promovido pelo Governo de São Paulo com o objetivo de ampliar a visibilidade das políticas públicas de segurança, saúde e autonomia financeira para mulheres no estado de São Paulo.
A iniciativa foi o tema central do painel “Impacto Positivo: Como Agências e Criadores Podem Impulsionar a Mudança Social”, que debateu o papel da comunicação na divulgação de políticas públicas e temas de impacto social, como o combate à violência contra as mulheres.
LEIA TAMBÉM: SP House: confira a programação completa da casa que vai agitar o maior evento de inovação do mundo
O debate da iniciativa no SXSW reforça o compromisso do Governo de SP com a proteção e o acolhimento das mulheres. Pela primeira vez em sua história, o Estado conta com uma secretaria exclusivamente voltada às mulheres. A Secretaria de Políticas para a Mulher é a responsável por articular e promover programas e ações voltados a todas as mulheres do estado.
Programação cultural
Na Culture Session, o especialista Ronaldo Lemos trouxe uma análise aprofundada sobre como o Brasil pode retomar sua liderança em código aberto na era da inteligência artificial. O debate ressaltou a importância de políticas públicas, investimentos e uma visão estratégica para criar um ecossistema de IA mais transparente, inclusivo e competitivo globalmente, apontando o potencial do Brasil em liderar essa transformação em vez de apenas acompanhar avanços internacionais.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP fortalece presença no SXSW 2025 com espaço maior e programação multissetorial
SP House
Organizado por Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP e Prefeitura de São Paulo, a SP House é um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais que marca presença pelo segundo ano consecutivo no South By Southwest (SXSW), com uma programação focada em tecnologia e inovação; clima e sustentabilidade; impacto social; economia criativa e indústria fonográfica; games, audiovisual e realidades estendidas; e publicidade e marketing. Além disso, traz uma estética voltada à cultura urbana e ao grafite, com shows e debates.
“Tivemos um início incrível, com mais de 4 mil pessoas visitando a casa no primeiro dia. É uma grande satisfação ver o público explorando os espaços e vivendo experiências que destacam a pluralidade e a criatividade de São Paulo. Queremos que todos venham conhecer esse ambiente único, pensado para valorizar a cultura, a inovação e a identidade paulista”, ressalta a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Programação
A programação segue até o dia 11 de março, com atividades focadas em inovação e economia criativa. Os visitantes também podem conhecer o Open Studio e a área business, que inclui um espaço de gravação para videocasts, área para reuniões e a Art Station, com Tico Canato e Carolina “Afolego”, autora da arte da fachada da Casa. Há ainda o espaço que conta com a participação do Museu do Café, degustando a qualidade do café paulista. Além disso, o público pode explorar o Sampa Sky, uma experiência de realidade mista que transporta os participantes de Austin para paisagens icônicas de São Paulo.
Serviço
SP House no SXSW 2025
Data: de 8 a 11 de março de 2025
Horário: das 9h às 22h
Local: SP House – 310 E 3RD ST | Austin, TX 78701 (em frente ao Austin Convention Center).
Programação completa no site: saopaulohouse.com.br