
O vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) encaminhou à Prefeitura pedidos de esclarecimentos acerca da construção de creches municipais, educação pública em período integral, ecopontos e dispensação fracionada de medicamentos em farmácias da rede pública. Três requerimentos foram encaminhados na segunda-feira, 24 de fevereiro, já o pedido de informações sobre medicamentos foi enviado nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. O prazo para resposta é de 15 dias, prorrogável por igual período.
Educação pública
O Requerimento Nº 116/2025 solicita as seguintes informações acerca da construção de duas novas creches municipais:
- Foi anunciada pelo Executivo Municipal a possibilidade de construção de duas novas creches. Quais regiões serão contempladas com essas unidades escolares?
- Foi realizado um estudo técnico para a escolha dessas regiões? Quais critérios foram observados? Se sim, é possível enviar cópia do documento? Caso não seja possível, justifique os motivos.
- Quantas crianças poderão ser atendidas em cada unidade?
- Com o cancelamento da construção do novo prédio do Centro Infantil (C.I) Caroline Pardo Campos Freire no terreno ao lado da Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor, existe algum projeto para atender aquela região?
- Ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Padre Maurício Sebastião Ferreira existe um grande terreno. Há algum projeto de construção de C.I ou ampliação da própria EMEIEF naquele local?
Em outro requerimento (N°109/2025), o vereador trata sobre educação pública em período integral. Informações como a quantidade de escolas de ensino integral, a quantidade de alunos podem ser contemplados e o número de estudantes na lista de espera são tópicos abordados.
A respeito da ampliação do ensino integral em Limeira, o vereador solicita o estudo sobre o projeto e a listagem das escolas mapeadas
Ecopontos
O Requerimento N° 113/2025 trata sobre a atual situação, funcionamento e administração dos ecopontos de Limeira. O parlamentar questionou qual a empresa responsável pela administração dos ecopontos no município, além de quantos são e onde estão instaladas essas estruturas de coleta. Waguinho quer detalhes ainda sobre o horário de funcionamento e se existe estudo para criação de novos ecopontos. Caso haja esse estudo, ele quer saber onde serão instalados. Outra informação é se o valor que está sendo pago para a empresa administradora dos ecopontos.
Também foi solicitado o envio de cópias dos contratos com a empresa atual e da prestadora de serviço anterior.
Medicamentos
O Requerimento N° 124/2025 trata da viabilidade de dispensação fracionada de medicamentos nas farmácias da rede pública a fim de evitar desperdício e indisponibilidades. O parlamentar perguntou o motivo de Limeira ainda não ter implementado esse modelo. Também foi questionado:
- A dispensação fracionada evitaria o desperdício de medicamentos e o desperdício do dinheiro público?
- O Município tem a informação de quantos comprimidos são desperdiçados mensalmente?
- No dia de hoje, a Central de Medicamentos informa a falta de 31 medicamentos. A dispensação fracionada poderia reduzir essa demanda?
O vereador disponibilizou no pedido a lista completa com os 31 medicamentos que estão em falta na rede pública pode ser conferida neste link.
Waguinho afirmou que países como Holanda, Espanha e Inglaterra, bem como nos Estados Unidos, Canadá e Chile, fazem a dispensação fracionada há mais de 20 anos.
“Medicamentos que não são utilizados certamente serão desperdiçados e lançados indevidamente no lixo ou na rede de esgoto, e com isso trazendo problemas para o meio ambiente”, completou.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Waguinho da Santa Luzia (PP)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.
Informações CML