Ações simples de prevenção, como manter o celular à frente do corpo e o uso de doleiras, podem diminuir o risco de furtos e roubos durante a folia no Carnaval 2025. A delegada Fernanda Herbella, que chefia a Divisão Especializada em Atendimento ao Turista da Polícia Civil de São Paulo, deu dicas sobre o tema em participação no programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP. Cerca de 20 mil policiais militares estão nas ruas diariamente para garantir a folia de 25 milhões de pessoas na Operação Carnaval em todo o estado. A Polícia Civil também reforçou os plantões de atendimento.
LEIA TAMBÉM: Celular, cartões, bebidas: delegada dá dicas de como pular Carnaval com segurança
A delegada recomendou o uso de pochetes, doleiras e de cordões que possam manter carteira e celulares dentro das roupas do folião. “É importante ficar de olho em seus pertences pessoais. Celulares e carteiras ficam sempre à sua frente, nunca nas mochilas e bolsos de trás”, disse.
“O uso de capinhas de celular com cordões por dentro da roupa, bem como porta-notas, pochetes ou doleiras também são uma boa recomendação”, afirmou Herbella. “Com isso, cria-se um obstáculo. O criminoso não vai agir, porque ele procura facilidade, alguém mais fácil, que ofereça a ele rapidez para deixar o local.”
Ela também reforçou a dica de sempre dar preferência para ingerir bebidas lacradas e não aceitar ofertas de estranhos. “Também é importante deixar seu copo sempre no seu campo de visão”, afirmou.
A delegada deu dicas relacionadas ao transporte durante o Carnaval. Ela recomenda o uso de transporte público, mas diante da necessidade de usar táxi ou carros de aplicativo, que o embarque ocorra apenas em pontos oficiais ou nos carros indicados pelos aplicativos. “Não aceite corridas de pessoas que te ofereçam carona nas portas de eventos e sempre compartilhe sua rota com pessoas de confiança.”
No SP em 3, 2, 1, da Agência SP, a delegada também reforçou a importância de não entregar o cartão de crédito nas mãos de vendedores ambulantes, conferir sempre se o código de pagamento via Pix indica o valor correto de compras e, sempre que possível, priorizar o uso de dinheiro em espécie para compras de pequeno valor. Outra dica é reduzir nos aplicativos de banco o limite máximo para transferências diárias via Pix.
Herbella também destacou os locais e canais de denúncia das polícias para ocorrências durante o Carnaval 2025. “Caso algo aconteça e você precise registrar alguma ocorrência, você pode ir pessoalmente a uma delegacia de polícia que, se for próxima dos grandes blocos, estará com plantão reforçado. Se precisar, pode buscar alguma Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) dentro do Sambódromo, na Barra Funda e nos aeroportos ou ainda registrar boletim pela internet na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. Crimes contra mulheres podem ser registrados nas tendas específicas para atendimentos de mulheres nos blocos, das delegacias de atendimento à mulher (DDM) e da DDM Online, que tem serviço rápido e eficiente”, disse.
Assista ao SP 3, 2, 1 com a delegada Fernanda Herbella, do Deatur da Polícia Civil de São Paulo:
SP em 3,2,1
O SP em 3, 2, 1 é um programa da Agência SP que traz entrevistas curtas sobre temas relevantes para a população de São Paulo. Integrantes do Governo de São Paulo respondem toda semana três perguntas sobre assuntos variados, sempre pensando em levar informações de forma fácil e direta para quem vive no estado. Os episódios são publicados no Youtube oficial do Governo de São Paulo. CAPITAL SAO PAULO 670.931 245.298 36,56% 119.105 17,75%