O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Tenente Carlos Alberto Avi, e a Inspetora do Pelotão Ambiental, Cássia de Moraes, reuniram-se, na semana passada, com Matheus de Carlos, doutorando da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em pauta, o projeto de prevenção ao consumo ao álcool por adolescentes em desenvolvimento na cidade.
A iniciativa, que vem sendo construída há dois anos pela Unifesp em parceria com o município, tem como objetivo reduzir o consumo de álcool entre os adolescentes. Além disso, o intuito é prevenir a iniciação precoce e, assim, promover melhores condições de saúde para os jovens.
O projeto atua em três frentes: escolas, com a implementação de programas preventivos; famílias, por meio de atividades que abordam o papel dos pais na prevenção; e comunidade, incluindo ações de fiscalização e conscientização para evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
Durante a reunião, foram apresentadas as ações já realizadas e as próximas etapas previstas para este ano, que envolverão adolescentes, suas famílias e a comunidade em geral. A expectativa é que essas iniciativas contribuam para reduzir o consumo de álcool entre os jovens da cidade.