A partir do dia 4 de março, a concessionária EcoNoroeste assumirá a administração de 158 quilômetros de rodovias, anteriormente operadas pela concessionária Tebe. Essa transição ocorre devido ao término do contrato atual e ao leilão do Lote Noroeste, realizado em setembro de 2022, que selecionou a EcoNoroeste como a nova operadora dessas vias. O contrato de concessão é regulamentado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp.
Atualmente, a EcoNoroeste administra 442 quilômetros de rodovias, incluindo a Washington Luís (SP-310), do km 227+800 ao km 454+300; a Brigadeiro Faria Lima (SP-326), do km 293 ao km 379+266; e as rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil (SP-333), do km 83+020 ao km 212+450. Com a incorporação dos novos trechos, a concessionária também administrará:
- Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351), do km 153+172 ao km 218+020, entre Bebedouro e Catanduva;
- Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323), do km 0 ao km 44+100, entre Pirangi e Taquaritinga;
- Trecho adicional da Brigadeiro Faria Lima (SP-326), do km 379+266 ao km 426+300, entre Bebedouro e Barretos.
Para melhorar a segurança e o monitoramento das rodovias, a EcoNoroeste instalará câmeras de alta tecnologia em 100% do trecho concedido.
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Investimentos e melhorias
Com um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a EcoNoroeste realizará diversas obras de infraestrutura ao longo dos trechos sob sua concessão. Entre as melhorias planejadas estão:
- Construção de seis novos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU);
- Adequação de vias marginais no trecho urbano da Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Barretos;
- Duplicação de um trecho da Comendador Pedro Monteleone (SP-351);
- Implantação ou remodelação de nove passarelas ao longo das rodovias concedidas.
As obras de duplicação da SP-351 e das vias marginais da SP-326 estão previstas para começar em 2026, juntamente com a instalação de novas passarelas e a adequação das já existentes.
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Atendimento ao usuário
Desde o início de suas operações, há pouco mais de um ano, a EcoNoroeste já realizou mais de 43 mil atendimentos aos usuários. Para facilitar a comunicação e garantir mais segurança aos motoristas, a concessionária substituiu seu número de emergência pelo SOS.ECO.BR, que permite acionar o serviço de auxílio sem a necessidade de sair do veículo. Caso o usuário esteja sozinho, é recomendado que busque um local seguro para acessar o portal, como postos de serviço, bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou as bases de SAU da concessionária.
Inicialmente, os usuários do novo trecho terão à disposição 14 viaturas adicionais: quatro guinchos leves; um guincho pesado; um caminhão pipa; cinco ambulâncias, sendo uma avançada; dois veículos de inspeção e um para resgate de animais.
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Free Flow
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Responsável por implementar o primeiro pórtico de pagamento eletrônico de pedágio, conhecido como free flow, a concessionária três novos pórticos no trecho. A tecnologia já é amplamente utilizada em países como Noruega, Portugal e Estados Unidos, e está sendo progressivamente adotada no Brasil, contribuindo com a redução de congestionamentos e aumentando a fluidez nas rodovias paulistas.