WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
20.1 C
Limeira
14/03/2025

Governo de SP entrega nova balsa para a travessia entre Bertioga e Guarujá

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


A travessia entre os municípios de Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (12) um importante reforço com a entrega da embarcação Rainha dos Valadares. Com capacidade para transportar 27 veículos e 100 passageiros, a embarcação foi alugada e integra o mesmo padrão das embarcações atualmente em uso nessa travessia. 

Com a chegada da nova embarcação, a travessia passa a contar com três embarcações do tipo “ferry-boat” em operação, que transportam passageiros e veículos. As outras em operação são a FB-MF09, com capacidade para 25 veículos e 165 passageiros, e a FB-MF25, que transporta até 32 veículos e 171 passageiros. Com isso, a capacidade total do sistema agora é de 84 veículos e 436 passageiros simultaneamente. 

LEIA TAMBÉM: Governo de SP reforça equipes e peças e garante operação mais rápida nas balsas de SP durante o verão 

Segundo o subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, a chegada da nova embarcação representa um importante reforço para a travessia. “Nosso compromisso é garantir mais segurança e eficiência no transporte dos usuários, especialmente em períodos de alta demanda. Com essa ampliação da frota, conseguimos melhorar o fluxo e proporcionar um serviço mais ágil e confortável para motoristas e pedestres”, destacou. 

A operação permanece atenta às demandas sazonais, ajustando a frota conforme necessário e buscando a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade. 

Operação Verão 2024-2025  

A Operação Verão 2024-2025 já está em vigor nas travessias litorâneas paulistas, com o aumento da capacidade operacional para oferecer maior eficiência e qualidade no transporte, elemento fundamental para a mobilidade na região durante o período de alta temporada.  

Iniciada em 15 de dezembro de 2023, a operação especial estará em vigor até 10 de março, abrangendo todo o Carnaval, que neste ano será celebrado no início do próximo mês. O prazo ampliado, quase um mês a mais do que na edição anterior, tem como objetivo agilizar as travessias, atender ao aumento expressivo de veículos e reduzir os tempos de espera.  

Balsa modernizada entregue pelo Governo do Estado para a travessia entre Cananeia e Ilha Comprida. Foto: Divulgação/Governo de SP

No trajeto Cananeia/Ilha Comprida, além da nova balsa FB-05, o sistema também contará com o serviço de gestão de filas, implantado no meio deste ano após um investimento de R$ 6,9 milhões do Governo do Estado de São Paulo. Essa iniciativa organiza o acesso aos embarques com o auxílio de agentes responsáveis pela sinalização, controle de acessos e orientação aos usuários, garantindo reforço no efetivo durante os períodos de maior movimento. O serviço também visa combater práticas como os “furões de fila” em travessias mais movimentadas, promovendo organização e respeito à ordem de chegada, beneficiando todos os usuários.  

Durante a última edição da Operação Verão, realizada entre 19 de dezembro de 2023 e 19 de fevereiro de 2024, foram transportados cerca de 2,9 milhões de veículos, incluindo automóveis, bicicletas, caminhões e motocicletas, além de 1,2 milhão de pedestres em todo o sistema de travessias.  

O sistema de travessias conta com oito trajetos no litoral paulista: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte); Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Centro); e Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul).   

PPP das Travessias Hídricas  

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), publicou no fim de 2024 no “Diário Oficial do Estado” (DOE), a abertura da consulta pública para colher sugestões e contribuições da população sobre o projeto de parceria público-privada (PPP) para operação, manutenção e realização de investimentos para exploração do sistema de travessias hídricas de competência do Estado.  

LEIA TAMBÉM: Travessias hídricas: Governo de SP prevê ampliar e reformar terminais de passageiros

A proposta do Governo de SP prevê a renovação completa da frota, implantação de 20 novos terminais e ampliação/reforma dos existentes; redução dos tempos de fila (melhora na oferta do serviço); e a eletrificação das travessias. O investimento previsto é superior a R$ 1 bilhão e a demanda estimada para 2050 é de 22 milhões de passageiros. Em relação à tarifa, o valor será mantido.  

Investimentos nas travessias  

A modernização das travessias inclui melhorias nas estruturas de embarque e desembarque e na gestão de filas, com investimentos significativos. Em Santos, foram entregues a reforma da estação de Vicente de Carvalho, com investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do Flutuante DH-IV, que demandou R$ 8 milhões. Esta estrutura moderna conta com duas passarelas, 250 m² de superfície e capacidade para operações simultâneas de embarque e desembarque. Também no início de 2024, foram concluídas obras de construção do Flutuante DH III em Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões. A estação da Praça da República segue em evolução nas obras, com investimento de R$ 8,2 milhões.  

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda em volume de demanda, as obras de reforma dos flutuantes das duas cidades foram concluídas com um investimento total de R$ 13,8 milhões. “Essas melhorias garantem uma estrutura mais segura e confortável, especialmente para o período de alta temporada”, afirma Natália. 

LEIA TAMBÉM: Novas travessias vão contar com embarcações de propulsão elétrica em São Paulo   

Para organizar o fluxo de veículos, o governo investiu R$ 6,9 milhões no projeto Gestão de Apoio ao Trânsito, com agentes do Departamento Hidroviário auxiliando na organização das filas, sinalização e orientação aos usuários. Além disso, contratou uma empresa especializada para verificar o peso e as dimensões dos caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, com investimento de R$ 4,5 milhões 

Com essas iniciativas, o Governo do Estado reforça o compromisso com a modernização e a eficiência do sistema de travessias, promovendo uma experiência mais segura e ágil para os usuários e preparando o setor para atrair investimentos privados no futuro.    

Entregas realizadas   

Embarcações entregues em 2023  

Em 2023, foram entregues cinco embarcações para o sistema de travessias litorâneas com investimento de R$ 34,3 milhões. Dessas cinco embarcações, as duas primeiras atendem a travessia Santos-Guarujá (FB-26 e FB-14), e as outras três (FB-25, FB-29 e FB-19) atendem a travessia de São Sebastião-Ilhabela:    

  • FB-26: R$ 4,9 milhões, capacidade para 28 veículos e 96 pedestres.    
  • FB-14: R$ 3,9 milhões, capacidade para 24 veículos e 91 pedestres.    
  • FB-29: R$ 6,7 milhões, capacidade para 36 veículos e 140 pedestres.    
  • FB-19: R$ 8,7 milhões, capacidade para 40 veículos e 150 pedestres.    
  • FB-25: R$ 10,1 milhões, capacidade para 65 veículos e 359 pedestres.   

Embarcações entregues em 2024  

 No ano passado foram entregues seis embarcações reformadas e renovadas, com um investimento total de R$ 45,3 milhões:      

  • FB-21: R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres.    
  • FB-28: R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres.    
  • FB-27: R$ 8,5 milhões, capacidade para 44 veículos e 216 pedestres.    
  • Lancha Canéu: R$ 4,5 milhões, capacidade para 190 pedestres.     
  • FB-11: R$ 10,8 milhões, capacidade para 36 veículos e 200 pedestres.   
  • FB-05: R$ 6,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres.    

Embarcações a serem entregues – em finalização de reforma:  

Para 2025, outras embarcações estão em fase final de reforma e previstas em licitação, totalizando R$ 93,5 milhões em investimentos:   

  • FB-30: R$ 8,3 milhões, capacidade para 56 veículos e 320 pedestres.    
  • FB-15: R$ 4,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 96 pedestres.    
  • FB-10: R$ 9,1 milhões, capacidade para 32 veículos e 200 pedestres.   
  • FB-18: R$ 8,9 milhões, capacidade para 32 veículos e 244 pedestres.    
  • FB-16: R$ 4 milhões, capacidade para 10 veículos e 60 pedestres.  
  • FB-12: R$ 3,5 milhões, capacidade para 21 veículos e 172 pedestres.  
  • FB-CN: R$ 2,9 milhões, capacidade para 9 veículos e 54 pedestres. 
  • LS-05: R$ 6 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres.   
  • LS-03: R$ 4,7 milhões, capacidade para 370 pedestres.     
  • LS-02: R$ 5,4 milhões, capacidade para 370 pedestres.  
  • LS-04: R$ 5,5 milhões, capacidade para 370 pedestres (em licitação).   
  • FB-20: R$ 12 milhões, capacidade para 40 veículos e 120 pedestres (em licitação).     
  • Locação de quatro embarcações para o Reservatório de Paraibuna: R$ 6,6 milhões/ano.    
  • Investimento em motores e reversores: R$ 12 milhões.



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading