A Prefeitura de Limeira deu continuidade à Operação Centro Seguro, iniciada no último sábado (1). Nesta segunda-feira (3), equipes do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e da Guarda Civil Municipal (GCM) prosseguiram com as abordagens sociais na região central, realizando, no período da manhã, 29 atendimentos em frente ao Centro de Acolhida, com a oferta de encaminhamento para o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). As ações também ocorreram nas Praças Toledo Barros, Dr. Luciano Esteves, Praça da Igreja Boa Morte e em outros locais. Além disso, outras seis abordagens foram realizadas – três pessoas receberam passagens para outras cidades.
Para Cássio da Cruz Maduro, morador da região central há 60 anos, a operação é essencial para recuperar a tranquilidade da área. “Não aguentava mais essa situação. Este trabalho é fundamental para a segurança dos moradores e comerciantes”, afirmou.
Márcio Anderson Brondino, comerciante local, ressaltou os problemas recorrentes de furtos e a importância da ação para a segurança: “Os vizinhos têm enfrentado furtos de hidrômetros, carros e ferramentas. Com este trabalho, esperamos que isso diminua”, comentou.
As pessoas em situação de rua foram acolhidas pelas equipes do Ceprosom, recebendo orientação, atendimento e oferta de encaminhamento para serviços de apoio e reintegração social.
As abordagens sociais continuarão na região central e, posteriormente, serão ampliadas para os bairros. O trabalho conta com o apoio das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública e Defesa Civil. A iniciativa pode ser solicitada pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (Guarda Civil Municipal).