WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
22.2 C
Limeira
01/02/2025

Aluna de assentamento embarca para o Prontos pro Mundo

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img



Uma das representantes de Mirante do Paranapanema no programa Prontos pro Mundo, intercâmbio para países de língua inglesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), é aluna da Escola Estadual Assentamento Santa Clara. Ana Laura Silva, de 15 anos de idade, embarcou nesta semana com destino à Nova Zelândia, onde residirá pelos próximos três meses. 

Sua história é marcada por dedicação, apoio familiar e a certeza de que o conhecimento pode transformar realidades. “Eu tenho muito orgulho de ser do assentamento e mostrar que pessoas do interior também podem conquistar grandes oportunidades”, afirma a aluna, que viajou de avião pela primeira vez e está entre os alunos que embarcaram no dia 28 de janeiro. “Até então, minhas viagens mais longas foram para Curitiba e Minas Gerais”, diz a aluna.

Filha de Fernanda, dona de casa e terapeuta, e Jaime, retireiro de leite, Ana Laura vive no assentamento há 11 anos. Antes disso, sua família morava em Jundiaí, onde seu pai administrava uma fábrica de boquilhas para tijolos. 

Ana Laura já sonhava com a possibilidade de estudar fora do país. “Eu me interessei pelo intercâmbio quando uma amiga do Paraná foi selecionada para um programa semelhante. Minha mãe sempre dizia para eu orar para Deus, e eu nunca deixei de acreditar”, conta. A oportunidade veio após se destacar na prova do Prontos pro Mundo e ser selecionada como representante de Mirante do Paranapanema na classificação por municípios.

LEIA TAMBÉM: Prontos pro Mundo: aluno de Campinas está entre os 43 alunos que embarcaram para a Nova Zelândia

A emoção da conquista

Ana Laura diz que o apoio de sua família tem sido fundamental em sua trajetória. “Meus pais sempre me incentivaram, e quando passei, minha mãe ficou muito feliz, pois sempre quis que eu tivesse essa chance. Eles já tiveram a vontade de fazer intercâmbio, mas nunca acessaram essa oportunidade, que agora se concretizou comigo e me disseram que eu tinha que agarrá-la com força”, relembra. A alegria também se estendeu para amigos e professores, especialmente aqueles que acompanharam sua dedicação ao inglês ao longo dos anos. 

Ela conta que antes da prova decisiva, a ansiedade bateu forte. “Fiz terapia para me acalmar, mas no fim deu tudo certo”, diz, aliviada. 

Nova Zelândia: a nova casa por três meses

Em solo neozelandês, Ana Laura viverá com uma família anfitriã composta por um casal e dois filhos pequenos, além de uma intercambista japonesa. “Pesquisei muito sobre a Nova Zelândia e vi cenários incríveis. Estou muito animada para essa experiência.”

Sobre a escola onde estudará, sabe que será em tempo integral, das 9h às 15h, e que a instituição possui um ambiente dinâmico e interativo. “Vi vídeos do grêmio estudantil e achei tudo muito interessante.”

LEIA TAMBÉM: Aluna de Capão Bonito está entre intercambistas da Nova Zelândia no Prontos pro Mundo

Inspiração para outros jovens

Ana Laura não apenas realizou seu sonho, mas também sabe que já tem inspirado outros jovens a trilharem o mesmo caminho. Ao lado de uma amiga de Mirante do Paranapanema, a aluna Juliana Lins Martins — da Escola Estadual José Quirino Cavalcante e classificada na lista geral do Prontos pro Mundo —, ministrou palestras em escolas para incentivar alunos a acreditarem em seu potencial. “Além disso, gravei vídeos no TikTok falando sobre minha trajetória, e muitas pessoas comentaram que vão tentar no próximo ano.”

Antes da partida, Ana Laura celebrou a conquista com uma festa especial. “Eu e minha mãe organizamos uma tocada, e cada um dos meus amigos tocou um instrumento.”

A aluna também deixa um recado para futuros candidatos ao intercâmbio: “Acreditem e se esforcem. Se for o sonho de vocês, vai acontecer.”

LEIA TAMBÉM: Primeira aluna quilombola do Prontos pro Mundo embarca nesta quarta (29) para a Nova Zelândia

Prontos pro Mundo

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior, em países como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Entre os selecionados para as viagens de 2025, 500 estudantes terão viajado neste primeiro semestre e mais 500, no segundo semestre. 

LEIA TAMBÉM: Prontos Pro Mundo: 112 alunos de intercâmbio do Governo de SP embarcam para Canadá e Nova Zelândia

A proposta da Educação é classificar ao menos um estudante por município que atender a todas as regras do programa. Vagas remanescentes são destinadas à classificação geral por notas e outras diretrizes do Prontos pro Mundo, como aconteceu com Ana Laura e Juliana, as duas representantes de Mirante do Paranapanema no intercâmbio para a Nova Zelândia.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading