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Limeira
31/01/2025

Novos trens para a zona leste de São Paulo começam a chegar ao Brasil

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Os novos trens que vão reforçar o transporte dos passageiros da zona deste da capital começaram a chegar a São Paulo. Como parte do investimento de R$ 1,4 bilhão do Governo do Estado para o reforço da frota da Linha 15-Prata, a segunda nova composição, de um total de 19, chegou ao porto de Santos na última terça-feira (28), vindo de Shangai, na China, por meio de uma complexa operação de transporte marítimo. O trem deve ser entregue ao Pátio Oratório, na zona leste da capital paulista, até a metade de fevereiro. A primeira composição entregue já está em fase de testes.

A nova frota foi encomendada pelo Metrô ao Consórcio CEML, que conta com as empresas Alstom e CRRC, e é responsável pela construção da via da Linha 15-Prata, fabricação de trens e implantação de sistemas. No momento, outras duas composições estão a caminho: a terceira composição segue sua rota em direção ao Porto de Santos a bordo do MSC Carlotta enquanto o quarto trem está sendo preparado para embarque no porto de Shangai. Os demais serão entregues gradativamente até 2026.

Esses trens são similares, em layout e funcionalidade, aos trens já utilizados no monotrilho, contando com sete carros (vagões) com passagem entre eles, sistemas de telecomunicações, de gestão inteligente de energia, de monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico.

Ao chegar no Pátio Oratório, os carros serão colocados na viga por um braço mecânico para a realização da montagem completa em cerca de 20 dias. Durante esse período, a composição inicia o processo de testes dinâmicos e estáticos, além dos protocolos para a obtenção do certificado de segurança. Todos os trens serão submetidos à testes rigorosos antes de serem integrado à operação, prevista para o início do segundo trimestre de 2025.

Nova frota para o monotrilho

Fabricado na China com tecnologia de ponta, as novas composições contam com sistemas de controle e telecomunicações avançados, como o UTO (Unnattended Train Operation), em que os trens funcionam de forma segura e automatizada, sem atuação do operador de trem embarcado. Os carros também contam com monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.

A operação desses trens está em acordo com o projeto da linha, cujas composições e sistemas foram desenvolvidos para o funcionamento totalmente remoto, como já acontece nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás em São Paulo.

Expansão da Linha 15-Prata

O Metrô trabalha em duas grandes frentes para a expansão da Linha 15-Prata. No sentido leste, as obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, com mais 3 km de extensão e um pátio de manutenção. No sentido oeste, o Metrô iniciou as obras da futura estação Ipiranga, que vai se conectar com a estação homônima da Linha 10-Turquesa da CPTM, trazendo mais opções de trajeto. Neste trecho, o Metrô vai ampliar a linha em 1,8 km. A meta é concluir as obras em 2027.

A nova frota reforçará o atendimento na Linha 15-Prata, acompanhando a expansão em direção às futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego, contribuindo para maior conforto, capacidade e segurança no transporte de passageiros.



Informações GOV.SP

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