O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, registrou um aumento no número de visitantes em sua nova sede, inaugurada no Pateo do Collegio. Em apenas um mês, o equipamento recebeu 12,5 mil visitantes, o equivalente a 20% do total de visitas no ano. O número é mais do que o dobro da média mensal de janeiro a agosto (5,8 mil).
O espaço, gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, retomou as atividades em 6 de dezembro do ano passado. A mudança estratégica para um local de grande circulação e oferta de equipamentos culturais e turísticos buscou fortalecer a promoção e a preservação do patrimônio cultural das favelas.
LEIA TAMBÉM: Museu do Ipiranga oferece programação gratuita no aniversário de São Paulo
“Os números do Museu das Favelas na nova sede mostram o interesse da população pela cultura periférica e por toda a riqueza da produção cultural das favelas. O novo espaço também reforça o compromisso do Governo de SP com a revitalização do centro, trazendo as secretarias para a região e posicionando o Museu em um local ainda mais estratégico e de fácil acesso”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A reabertura do Museu das Favelas contou com quatro exposições simultâneas, todas atualmente em cartaz. A mostra ‘Racionais MC’s – O Quinto Elemento’, sobre a mais celebrada e emblemática banda de rap brasileiro, retrata a origem e a trajetória do quarteto composto por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Já ‘Marvel – O Poder é Nosso’ apresenta obras que são resultado do curso de capacitação Afrolab, com foco no audiovisual. O projeto é uma parceria com a The Walt Disney do Brasil, KondZilla e o Instituto Feira Preta.
Depois de passar por Recife, Salvador e Rio de Janeiro, a exposição itinerante ‘Favela em Fluxo’ chega a São Paulo, exaltando a arte periférica brasileira por meio de 22 artistas das quatro cidades que receberam a mostra. O Museu das Favelas também conta com a exposição de longa-duração ‘Sobre Vivências’, que retrata a vida nas favelas sob diversos pontos de vista, além da produção cultural e da história e formação dos territórios.
A nova sede no Pateo do Collegio marca os dois anos de inauguração do Museu das Favelas, que já recebeu mais de 100 mil visitantes ao longo de sua história, marcada pela valorização da cultura e dos artistas periféricos. Até agosto, a instituição ocupou o Palácio dos Campos Elíseos, onde funcionou desde a sua inauguração em 2022.
“A nova sede no Pateo do Collegio reforça o protagonismo da cultura periférica no coração da cidade e atrai um público ainda mais diverso e engajado. Esse aumento expressivo de visitantes evidencia que a arte das favelas tem muito a dizer e que as pessoas querem ouvir, refletir e celebrar essas histórias”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
Serviço
Local: Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo – SP
Entrada Gratuita, de terça à domingo, das 10h às 18h
É necessário a retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção, sujeito a disponibilidade para o dia.
Saiba mais em museudasfavelas.org.br