O Viveiro de Mudas do Horto Municipal de Limeira está agora mais preparado para receber a população. Ao longo desse mês, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura produziu um inventário detalhado das mudas existentes no local e realizou a identificação. Os visitantes terão mais informações sobre as espécies, podendo conferir nas etiquetas como é o porte adulto das árvores, além de poder visualizar imagens das flores e sementes.
A secretária Antonieta Polatto afirma que o intuito é que o espaço seja cada vez mais convidativo para a população. Atualmente, o viveiro conta com cerca de 15 mil mudas, de 61 espécies, prontas para doação. Na estufa, ainda em fase de desenvolvimento, existem mais 9 mil mudas. As árvores são nativas da Mata Atlântica e Cerrado, conforme bioma encontrado no município de Limeira. Vale ressaltar que essas espécies são próprias para a área rural, em especial em regiões de recursos hídricos.
Antonieta conta que o viveiro possui parceria com o Consórcio PCJ, que realiza doação de sementes para produção de mudas. Essas plantas atendem tanto a demanda de Limeira, quanto de outros municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “Esse trabalho conjunto é algo que deve ser estimulado, visando a preservação do meio ambiente de forma integrada”, diz.
Para adquirir até 20 mudas, basta se dirigir ao viveiro, que fica na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4, em frente ao Horto Florestal. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para o caso de produtores rurais que precisam de quantidades maiores de árvores, é necessário entrar em contato com o Departamento de Extensão Rural, pelo telefone (19) 3451-2550.