Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Unicamp venceram o desafio Nasa International Space Apps Challenge – uma competição de tecnologia e inovação que envolveu estudantes de 163 países.
Formada por seis estudantes de Engenharia de Computação, a equipe da Unicamp desenvolveu uma experiência imersiva na qual o usuário explora um museu virtual que conecta sistemas e fenômenos globais, aumentando a conscientização sobre as mudanças climáticas e os seus impactos no planeta.
Batizada de Connected Earth Museum, a equipe venceu na categoria Arte e Tecnologia, concorrendo com outros 93.520 participantes de todas as regiões do mundo. Os alunos da Universidade construíram um museu virtual interativo que explora as conexões entre os sistemas da Terra, guiado pela inteligência artificial Billy. A experiência inclui exposições em 3D que apresentam dados sobre o planeta, com jogos educativos para incentivar o pensamento crítico.
A proposta combina educação, ciência e tecnologia, promovendo o engajamento do público com temas ambientais e globais. Participaram do time vencedor os alunos Gabriel Alexander Toledo Mendes, Luc Joffily Ribas, Lucas Nogueira Roberto, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer.
“A conquista desta edição ressalta como é fundamental gerar oportunidades que permitam às pessoas desenvolver seu potencial ao máximo, unindo ciência e tecnologia para criar soluções de impacto”, disse Marcos Linhares, organizador do Nasa Space Apps Campinas e mestrando da Unicamp. “Essa iniciativa não apenas transforma vidas, mas também contribui para impulsionar o Brasil em direção a um futuro mais inovador e sustentável.”
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança disciplina de inclusão e acessibilidade inédita nas universidades estaduais
Com o tema “The Sun Touches Everything” (o Sol toca tudo), a edição deste ano do desafio estimulou os participantes a desenvolverem soluções criativas para melhorar a qualidade de vida no planeta e no espaço.
Realizada no Plasma Unicamp, a edição 2024 reuniu 575 participantes nos formatos presencial e online. Quatro equipes da Unicamp se destacaram entre os 40 melhores projetos do mundo. Além disso, o Brasilteve outros dois vencedores: um time de Maceió e um de Florianópolis.
Na edição anterior, o time Greetings from Earth, também da Unicamp, foi premiada no desafio global com um projeto de um site imersivo que ensinava a importância dos oceanos para a vida na Terra.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP investe R$ 31 bilhões no ensino superior em dois anos
Os vencedores deste ano também terão a oportunidade de visitar o Goddard Space Flight Center, da Nasa, em Maryland, nos Estados Unidos, onde participarão de uma experiência imersiva com cientistas e especialistas da agência.
Pré-inscrições abertas
A Unicamp já se prepara para a próxima edição do Nasa Space Apps Challenge, que será realizada nos dias 4 e 5 de Outubro e neste ano tem o patrocínio da EMS Farmacêutica. Interessados podem realizar a pré-inscrição no site: nasaspaceappscampinas.org.