Ex-aluna da Escola Estadual Galdino de Castro, da cidade de Cajuru, Flávia Silva Pontes, de 17 anos, foi nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aguardava até a última segunda-feira (20) o resultado do Sisu para uma possível vaga em Medicina. Outra espera a encantava mais: saber que tinha uma excelente nota no Provão Paulista Seriado e a expectativa de poder cursar um dos cursos mais desejados entre os vestibulares em uma cidade próxima. Deu certo: Flávia é a quarta melhor estudante da rede estadual no Provão de 2024 e foi aprovada na segunda colocação em Medicina. Ela estudará no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.
“A ficha ainda não caiu. Eu sabia que tinha ido bem na prova porque fiquei ‘fuçando’ na internet e comparando minhas notas com a do ano passado, mas também sei o quanto medicina é concorrido”, conta.
Apesar de poder registrar até oito opções no portal do Provão, Flávia escolheu apenas os cursos de Medicina disponíveis. “Não quis prejudicar outros estudantes, afinal, Medicina é o curso que quero fazer. Fui selecionada justamente para a minha primeira opção, a USP de Ribeirão, que é bem perto da minha cidade e poderei ficar perto da minha família”, diz a estudante.
Em Cajuru, Flávia mora com a mãe, Roselene, com o pai, Francisco, e com a irmã, a Ester.
Na segunda-feira, o governador Tarcísio de Freitas fez uma ligação de vídeo com Flávia e outro estudante para parabenizá-los pela aprovação. Durante a conversa, Flávia exaltou o programa. “A gente que está em escola pública acha que esse é um sonho muito distante e o Provão veio para aproximar os estudantes desse sonho. A USP é um sonho”, reconhece a futura médica.
Para ela, ainda é cedo para dizer, mas Flávia arrisca que pode se tornar uma pediatra no futuro.
LEIA TAMBÉM: Provão Paulista: aluna de Guaianases é aprovada em Medicina na Unicamp
Matrículas
Estudantes aprovados na primeira chamada do Provão Paulista Seriado para a USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) têm até esta quinta-feira (23) para efetivar a matrícula no curso de seleção. Das vagas disponibilizadas pelas três instituições de ensino superior, 5.388 delas devem ser ocupadas pelos estudantes da rede estadual de SP.
Cada uma das instituições de ensino superior conveniadas tem o seu próprio cronograma de pré-matrícula e matrícula e todos os detalhes e horários podem ser conferidos no portal do Provão Paulista, no endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. A lista de aprovados foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na última segunda-feira (20) e está disponível no mesmo endereço. Para a Unicamp, o prazo da matrícula foi encerrado na quarta-feira (22).
As vagas não preenchidas serão destinadas a novos estudantes para a segunda chamada do Provão Paulista. Essa nova lista será divulgada no dia 27 de janeiro, próxima segunda-feira, a partir das 14 horas.