Em 2024, a aviação comercial regional movimentou 1.936.770 passageiros em sete terminais, resultado 11% acima do registrado no ano anterior. O número de pousos e decolagens teve alta de 7%, totalizando 26.727 movimentações de aeronaves, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela regulação da concessão de 27 aeroportos regionais.
O Aeroporto de São José do Rio Preto, gerenciado pela ASP (Aeroportos Paulistas), liderou a movimentação de passageiros entre as unidades concedidas, com 64 mil viajantes por mês, em média, em voos regulares operados pelas companhias Azul, GOL, Latam e VoePass.
LEIA TAMBÉM: Aeroportos regionais e desembarques internacionais puxam alta do desempenho do turismo paulista
Outro destaque é o Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, que registrou 637.141 mil passageiros (+4,9%) no ano passado. Concedido à Rede VOA em abril de 2022, é o principal aeroporto comercial da concessionária.
Também no ano passado, o Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara, retomou os voos comerciais no segundo semestre, contribuindo para o resultado positivo do setor. Foram transportados 1.535 passageiros e registrados 248 pousos e decolagens. São quatro voos diários da Azul Linhas Aéreas que conectam os passageiros a Viracopos, em Campinas, com tempo estimado de viagem de 50 minutos.
De acordo com a Rede VOA, o objetivo é “atender, principalmente, a uma crescente demanda de clientes que frequentemente fazem viagens a negócios entre as cidades e desejam encurtar seus trajetos, com mais agilidade, segurança e conforto. A partir de Viracopos, os clientes têm conexões com outros 61 destinos”.
Além disso, os aeroportos de Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru/Arealva e Marília foram responsáveis pelo tráfego de 529.979 passageiros no período.