A Prefeitura de Limeira realiza ao longo desta semana ações de manutenção específica l em estradas rurais nas regiões dos bairros Santa Helena e Morro Alto. Usuários das vias registraram diversas solicitações, em especial após as recentes chuvas, que agravaram os problemas. A prioridade é a LIM-159, que está em péssimas condições e é rota de ônibus escolar. A ação é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e tem parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Neste primeiro momento, os pontos críticos estão recebendo os trabalhos. As máquinas estão nivelando o solo e está sendo colocado cascalho. As próximas etapas não podem ser feitas nesse período do ano, em razão das chuvas. Já está sendo criado um cronograma de ação para o período de estiagem, quando devem ser refeitas as canaletas de condução para águas pluviais. Isso ajudará no escoamento da água e garantirá que as estradas fiquem transitáveis mesmo com chuvas.
Além disso, as bacias de retenção de águas pluviais (cacimbas) também devem passar por manutenção. Além de contribuírem com a conservação das estradas, as cacimbas proporcionam benefícios ao meio ambiente, já que armazenam o volume excedente de água e com isso alimentam os lençóis freáticos e, consequentemente, nascentes e rios.
O assessor executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Vilmar Wasem, ressalta que é fundamental que os proprietários de terras contribuam com a conservação das estradas, observando as práticas corretas de contenção de águas pluviais, com a construção de curvas de nível, por exemplo. “Nós estamos atentos às demandas dos agricultores e vamos trabalhar sempre buscando o diálogo e a parceria”, afirma.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Celso Gonçalves, também destaca a importância dos esforços conjuntos para melhorar as condições das estradas. “O trabalho visa garantir a segurança e a funcionalidade das estradas, tanto para os moradores quanto para os produtores que utilizam essas vias diariamente”, salienta.