WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
27.7 C
Limeira
13/01/2025

História, ciência e arte agitam as férias nos museus e parques da USP

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Os museus, institutos, parques e centros culturais da USP são uma ótima opção para férias de janeiro, garantindo diversão e aprendizagem ao mesmo tempo. Há várias atividades gratuitas nos nas instituições em São Paulo e nos campi do interior. Confira abaixo algumas iniciativas:

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga conta com 11 exposições permanentes, com 3.700 itens de acervo, sendo que 353 deles receberam tratamento multissensorial, facilitando as interações táteis e olfativas – há salas com cheiros -, além de material em braile. Os objetos datam dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira e duas maquetes de grande porte.

De 21 a 26 de janeiro, o museu vai oferecer uma série de atividades lúdicas e educativas e visitas mediadas, que incluem experiências interativas, nas quais os participantes vão explorar aspectos do acervo, como os objetos das exposições Mundos do Trabalho e Territórios em Disputa, por meio de desafios e charadas. A programação também conta com atividades ligadas a teatro, arte contemporânea e meio ambiente. Haverá oficinas de modelagem de argila e de colagem a partir de técnicas de serigrafia e aquarela, inspiradas na exposição temporária Onde há fumaça: arte e emergência climática, além de uma experiência de improvisação cênica com base nas obras das exposições. A programação ainda oferece atividades para crianças surdas.

Atividades da programação: Sala de Jogos (das 10h30 às 16h30, com inscrições neste link); O museu não é só para gente grande! para o público infantil de 4 a 6 anos (21 a 26/01, às 11h; e Libras: 21 e 23, às 11h); Solucionando enigmas no museu, para crianças de 7 a 10 anos (21 a 26/01, às 13h e Libras: 21 e 23, às 13h); Os rios de muitas voltas, para crianças de 4 a 10 anos (21, 23 e 25, às 14h30); Vivendo o território: passado e presente (22, 24 e 26, às 14h30). As oficinas são as seguintes: Semear e brincar com a terra dirigida a crianças de 6 a 12 anos ( 22, 24 e 25, às 11h30, todas também em Libras), Arte em cartaz para crianças acima de 9 anos (22, 24 e 26 às 14h30); Teatro Imagem: improvisação na exposição Mundos do Trabalho para jovens de 16 anos (21, 23 e 25 às 14h30). Inscrições neste link

No dia 25 de janeiro, dia do aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo, além da entrada gratuita, haverá uma programação especial, com show da sanfoneira Adriana Sanchez (às 11h, no Auditório), a palestra Representando as origens: as fundações de São Paulo e São Vicente na pintura (1900 a 1954), das 14h às 18h, no auditório do Museu (inscrições gratuitas até 17 de janeiro neste link; são 400 vagas), além de diversas atividades gratuitas para crianças. No domingo, dia 26 de janeiro, a Shell, uma das mantenedoras do museu também oferece entrada gratuita no dia 26 de janeiro, das 10h às 17h,  em celebração ao aniversário de São Paulo (os ingressos serão distribuídos na bilheteria, a partir das 9h). 

O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas 20, bairro do Ipiranga, em São Paulo. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h (última entrada às 16h). Ingressos de R$ 15,00 a R$ 30,00 pelo Sympla clicando aqui. Quartas-feiras e primeiro domingo do mês: entrada franca (a distribuição é feita a partir de 10h, somente na data e sem agendamento). Acompanhe o museu no Facebook e no Instagram.

Parque Cientec

Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) / Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Atividades gratuitas que misturam brincadeiras e educação, explorando temas como meio ambiente, astronomia, física e história, fazem parte da programação de férias do Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec). As atividades acontecerão de 11 a 31 de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 16h, oferecendo experiências para todas as idades. Tudo com entrada gratuita.

Uma das atrações da programação é a Trilha Ecológica, onde os visitantes podem explorar o ecossistema da Mata Atlântica, observando espécies nativas da fauna. Já a atividade Solo na Escola busca ensinar sobre a formação e as características do solo, reforçando sua importância para a vida no planeta.

Há também o Passeio das Abelhas, que apresenta as abelhas nativas do Brasil e suas peculiaridades, com percurso que inclui visitas ao meliponário e à exposição Flores e Polinizadores. O Passeio Histórico é uma viagem pelo passado do parque, destacando sua contribuição à meteorologia e astronomia na cidade de São Paulo, com visitas a prédios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e a histórica luneta Zeiss.

O Planetário é outro destaque, com projeções imersivas que simulam o céu noturno, oferecendo uma experiência sensorial com imagens de astros, estrelas e constelações em uma relação de diálogo com a cultura humana, como a mitologia grega e a cultura indígena. E a atividade Física no Cotidiano utiliza equipamentos interativos localizados no Jardim da Física, como o giroscópio humano e a gangorra solidária, permitindo ao público aprender enquanto brinca. Por fim, na exposição Biomas do Brasil, os visitantes exploram os seis biomas brasileiros através de mosaicos, painéis explicativos e recursos de realidade aumentada.

A programação segue o seguinte calendário: Física no Cotidiano e Trilha Ecológica (segundas). Passeio das Abelhas e Trilha Ecológica (terças), Biomas do Brasil e Solo na Escola (quartas), Passeio Histórico e Biomas do Brasil (quintas), Passeio das Abelhas e Física no Cotidiano (sextas) e Trilha Ecológica e Jardim da Física (sábados). Para participar das atividades, recomenda-se o uso de roupas leves, calçado fechado, protetor solar e levar garrafa d’água. O local não comercializa bebidas e alimentos, mas conta com área para piquenique.

O Parque Cientec fica na av. Miguel Estefano, 4.200, Água Funda, em São Paulo, em frente ao Zoológico de São Paulo, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h. A entrada e o estacionamento são gratuitos. 

Acompanhe suas atividades no site do Cientec neste link ou no Instagram.

Casa de Dona Yayá

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A programação de janeiro inclui o Domingo na Yayá com opções de atividades de cultura e extensão gratuitas e abertas ao público em geral. Começando no próximo domingo, dia 12 de janeiro, será realizada a aula de Hatha Yoga, uma aula aberta de práticas corporais, respiratórias e meditativas para iniciante e praticantes de todas as idades. 

Na semana seguinte, dias 19, 21 e 23 de janeiro, acontecerão visitas mediadas, com a equipe de educadores e monitores, que conduzirão o público pelos espaços da Casa de Dona Yayá, um lugar de memória e um patrimônio cultural de São Paulo, e pela história de vida de Sebastiana de Melo Freire, a Dona Yayá, que faria aniversário em 21 de janeiro.

Encerrando os Domingos na Yayá do mês, no dia 26 de janeiro, o @blocodofua vai ministrar uma oficina de percussão. Além disso, aproveitando o tema carnavalesco, também haverá oficina de máscaras para visitantes de todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; quartas-feiras, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 13h.

Confira a programação completa no site do CPC e nas redes sociais Facebook e Instagram.

Museu de Zoologia (MZ)

O Museu de Zoologia fica na Avenida Nazaré 481. Foto: Divulgação/Museu de Zoologia

O Museu de Zoologia tem uma programação especial de férias no período de 16 de janeiro a 2 de fevereiro, incluindo diversas atividades como desenhos, oficinas criativas, exibição de filmes, tudo com entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou ingresso. Em breve a programação completa estará disponível nas redes do museu. 

Além da programação de férias, também é possível conferir as exposições permanentes, que incluem um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, com mais de 10 milhões de exemplares preservados. Na mostra Biodiversidade: Conhecer para Preservar o objetivo é discutir os padrões e processos da biodiversidade brasileira e conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental.

É possível visitar as exposições de quarta a domingo, inclusive feriados, das 10 às 17h, com última entrada às 16h30.

As visitas e atividades de férias são gratuitas. O MZ fica na Avenida Nazaré 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Saiba mais sobre o museu na página https://mz.usp.br e nas redes sociais Facebook e Instagram.

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) fica na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. Foto: MAE/USP

Nos dias 13 e 17 de janeiro, das 14h30 às 17h, o Núcleo Educativo do Museu vai oferecer uma programação especial de férias voltada a crianças e jovens, entre 7 e 12 anos. O evento anual tem como propósito oferecer atividades que apresentem temas da arqueologia, da museologia e da etnologia de forma lúdica e educativa. Elas acontecem nas instalações do MAE, e exploram a exposição Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandeva e Terena, além da Reserva Técnica Visitável do museu. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível neste link.

A exposição Resistência Já!  é fruto de um trabalho conjunto entre o MAE e os grupos indígenas Kaingang, Guarani Nhandeva e Terena, que habitam territórios da região centro-oeste do Estado de São Paulo. O acervo da exposição busca contar histórias e mostrar tradições dos três povos por meio de objetos, vestimentas e fotografias, cuja curadoria foi realizada pelos próprios indígenas.

Também será possível conhecer a Reserva Técnica Visitável, espaço que armazena parte do acervo que não está exposta ao público. A visita permite compreender melhor o trabalho realizado nos museus que não são tão conhecidos pelo público, bem como proporcionar novas perspectivas aos museólogos sobre o acervo a partir da interpretação das crianças. 

Confira a página https://mae.usp.br e as redes sociais do museu: Facebook e Instagram. O MAE fica na Avenida Prof. Almeida Prado 1466, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Victor Brecheret – Índio e a Suassuapara na Exposição Visões da Arte no acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

O programa Férias com Arte no Museu promove jogos e brincadeiras no dia 11 de janeiro, sábado, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30, dentro da exposição Acervo Aberto. A atividade é dirigida a crianças a partir de 6 anos e são 20 vagas por horário, com inscrições gratuitas via formulário neste link.

O Museu também segue com sua programação regular de exposições: Acervo Aberto, inspirada pela ambiência das reservas técnicas – local de acesso restrito onde as obras de arte são acondicionadas; é uma mostra experimental que se apresenta como uma extensão deste lugar e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para que o público observe os procedimentos que envolvem o preservar e o exibir de proposições contemporâneas.

Também estão em cartaz duas outras exposições: Circumambulatio, que em latim quer dizer andar em torno de; título escolhido para dar nome ao trabalho desenvolvido por Anna Bella Geiger com um grupo de alunos do Setor de Integração Cultural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1972 (até 27 de julho de 2025); e Experimentações Gráficas, reunindo grandes nomes da arte nacional  atuando como ilustradores e artistas gráficos, tais como Fayga Ostrower, Regina Silveira, Emiliano Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Tomás Santa Rosa, Noêmia Mourão, dentre outros (até 23 de fevereiro de 2025). 

O MAC fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, em São Paulo, próximo ao Parque do Ibirapuera. O horário de funcionamento é das 11 às 21 horas, de terça a domingo com entrada gratuita. 

Acompanhe a programação do MAC no site do museu e nas redes sociais Facebook e Instagram.

Museu Republicano de Itu

Museu Republicano Convenção de Itu preparou uma programação educativa para janeiro. Foto: Divulgação/MRI

Para as crianças se divertirem nas férias, o Museu Republicano Convenção de Itu preparou uma programação educativa para janeiro que convida a conhecer a cultura brasileira de maneira criativa. A grade prevê atividades como oficinas de preparação de tintas com elementos naturais e oficinas de pintura inspiradas na obra de Miguel Dutra e Tarsila do Amaral. As atividades acontecerão até o dia 24 de janeiro, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente via e-mail (edu.mrci@usp.br) ou telefone (11) 4023-0240, menu 3. 

A programação traz diversas oficinas: República! Liberdade! E…Colagem?, que propõe a criação de uma nova representação sobre a Convenção de Itu, estabelecendo uma reflexão sobre das reivindicações republicanas da época (11 e 12 de janeiro, às 14h, para crianças a partir de 10 anos); Preparação de tintas com elementos naturais, em que crianças, a partir de 5 anos, realizam pinturas inspiradas nas obras do artista do século 19 Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (15 de janeiro, às 14h); Viagem à Praça do Carmo do Século XIX por meio da aquarela de Miguel Dutra (16 de janeiro, às 14h, para crianças a partir de 7 anos).

Há ainda Contação de história: Os monstros do Rio Tietê, baseada na exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções, que expõe telas e objetos sobre o cotidiano dessas viagens. Neste sentido, a partir da tela Monstro fluvial Piracangava, de Nair Opromolla, de 1943 (22 de janeiro, às 14h, para crianças a partir de 4 anos); e Brincando com o acervo: Bonecas de papel, em que crianças a partir de 5 anos criam bonecas a partir do acervo do museu com representações femininas (24 de janeiro, às 14h). 

O Museu Republicano Convenção de Itu fica na r. Barão de Itaim, 67, Centro Histórico, Estância Turística de Itu. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. 

Mais informações no site https://museurepublicano.usp.br ou Instagram.

Centro de Divulgação Científica e Cultural

Centro de Divulgação Científica e Cultural. Foto: Divulgação/CDCC-USP

A partir do próximo dia 11 de janeiro, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC retoma a observação noturna dos astros. Na atividade, as principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com acompanhamento e informações fornecidas pela equipe do Observatório. A iniciativa acontece aos sábados e domingos, das 20 às 22 horas. O público é recebido no auditório, onde é feita uma rápida apresentação, por meio de um simulador do céu, sobre o que será observado. Após a breve apresentação, o público é conduzido à área de observação, onde poderá contemplar os principais astros da noite.

A Semana Marciana acontece nas dependências do Observatório, que fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

De 13 a 19 de janeiro, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC estará aberto ao público para a Semana Marciana. Trata-se de uma atividade quando o planeta Marte entra no seu período de melhor visibilidade. O fenômeno se repete aproximadamente a cada dois anos e cinquenta dias. Durante sete dias, o Observatório abre das 20h às 22h para mostrar o planeta vermelho por meio de telescópios. Membros da equipe do Observatório estarão à disposição para mostrar Marte com os telescópios, além de tirar dúvidas sobre o planeta vermelho.  A atividade é gratuita.

Acompanhe a programação pela página do centro e nas redes sociais Facebook e Instagram.

O CDCC fica na rua Nove de Julho, 1227, no centro, em São Carlos, São Paulo.





Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading