Quando se mudaram há dez anos da capital para Rubiácea, no interior do estado de São Paulo, tendo como um dos objetivos criar seu filho em uma cidade menor, os pais de Victor de Assis Oliveira não imaginavam que em 2025 ficariam três meses longe dele e com um oceano de distância. Victor está entre os primeiros estudantes que embarcaram na quinta-feira (9) com destino à Inglaterra para o primeiro intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
O adolescente de 16 anos de idade está entre os 500 anos alunos de toda a rede estadual selecionados pelo inédito programa Prontos pro Mundo, criado pelo Governo do Estado em 2023 e que pretende levar, anualmente, 1.000 estudantes para países de língua inglesa.
“Essa foi a melhor oportunidade que já tive na vida. Vou aproveitar muito”, conta Victor, que está matriculado na Escola Estadual Coronel Francisco Prudente Corrêa. Na Inglaterra, ele cursará o high school até o mês de abril, nível de Ensino semelhante ao Ensino Médio.
Na Inglaterra, ele ficará sob cuidados de uma família na cidade de Eastbourne, cidade com cerca de 100 mil habitantes. Rubiácea, sua cidade de origem, tem menos de 4.000 habitantes.
LEIA TAMBÉM: Prontos pro Mundo: Primeiro grupo de estudantes desembarca em Londres
Nas próximas semanas, a Educação divulgará a lista dos 500 selecionados para o intercâmbio do segundo semestre. A política pública, anunciada pelo Governo do Estado em 2023, pretende levar anualmente 1.000 estudantes para o intercâmbio.
Os alunos embarcam durante a 2ª série do Ensino Médio, mas a seleção começa com as provas do Saresp do 9º ano do Ensino Fundamental. Um exemplo: os estudantes que, em 2024, estavam no 9º ano, já fizeram a primeira etapa de seleção em novembro do ano passado, com o objetivo de estarem entre os viajantes de 2026.