A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou os moradores das cidades de Peruíbe e Itariri, litoral e interior de São Paulo, sobre chuva forte e risco alto para alagamentos e deslizamentos. O alerta foi feito na tarde desta quarta-feira (08) via Cell Broadcast. Nas últimas 24 horas, choveu 256 mm em Itariri, superando a previsão para todo mês de janeiro que é de 247mm. Já Peruíbe, choveu 196mm nas últimas 24h e superou a metade prevista para janeiro, que é de 236mm.
Em Itariri, houve pontos de alagamentos nos bairros Nova Itariri, Parque Serramar, Jardim Quiles e Jardim Ana Dias. Houve também o transbordamento do Rio Guanhanhã, causando inundação e deslizamento de terra na Estrada Municipal de acesso ao bairro, ficando temporariamente bloqueada. Não há registro de pessoas feridas. Ao todo, 9 pessoas estão desalojadas.
Em Peruíbe, houve pontos de alagamentos no bairro Caraguava, devido ao grande volume de água e pelo aumento da maré. Algumas moradias foram afetadas. Não há registro de pessoas feridas. Ao todo, 20 pessoas estão desabrigadas. Equipes da Defesa Civil do Estado estão na cidade para apoiar a estruturação do abrigo que receberá os desabrigados.
LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona novo sistema de alerta de emergência para desastres em São Paulo
Desde o início desta quarta-feira (08), a Defesa Civil de São Paulo enviou via SMS alertas para os moradores sobre a chuva persistente e ventos fortes. No período da tarde, o sistema Cell Broadcast foi acionado. “A partir do momento que o cenário vai se agravando e nós temos a solicitação do município, enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas“, explica o tenente Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Na tarde desta quarta-feira (08), o Governo de São Paulo enviou ajuda humanitária para atender as vítimas atingidas pelas chuvas no município de Peruíbe. A ação ocorreu por meio da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Fundo Social. O município recebeu caminhões carregados com 50 cestas básicas e 50 kits de higiene pessoal, além de 50 kits dormitório e limpeza.
Até quinta-feira (09), o litoral paulista e faixa leste continuam em estado de atenção para fortes chuvas, principalmente nas regiões da Capital, Grande SP, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte. A partir de sexta-feira (10), as chuvas devem perder a intensidade.
Inovação na Comunicação com a População
A tecnologia Cell Broadcast permite o envio rápido e abrangente de mensagens diretamente aos celulares da população, sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos. A ferramenta entrou em operação no dia 04 de dezembro do ano passado. Desde a implementação, já foi utilizado em 18 ocasiões, começando por Campinas no dia 25 de dezembro. Até esta quarta-feira (08), moradores de cidades como Guarujá, Piracicaba, Capivari, Praia Grande, Ubatuba e inclusive Peruíbe já foram alertados.
O sistema é utilizado em uma situação real no Estado de São Paulo, reforçando o compromisso da Defesa Civil com a segurança e proteção das comunidades. O objetivo é informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo para adoção de medidas preventivas e redução de possíveis danos. Além disso, o sistema contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:
• Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
• Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
• Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
• Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
• Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.