A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, lançou no final de novembro o projeto piloto “Praças Vivas”. A iniciativa é realizada em parceria com a Central de Penas e Medidas Alternativas e com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O objetivo é que as pessoas em cumprimento de penas alternativas realizem a revitalização de áreas públicas de Limeira. A Praça da Paz, no Belinha Ometto, foi escolhida para o início dos trabalhos, que ocorrem aos sábados.
Para a secretária Simone Zambuzi, o projeto visa ampliar as possibilidades de trabalho e reintegração social dos participantes e também beneficiar a população. “Os locais foram selecionados de acordo com a demanda registrada na Ouvidoria da Prefeitura”, destaca. Serão desenvolvidas atividades como limpeza da área e reparos em pintura, jardinagem, hidráulica e alvenaria.
Simone ainda diz que já existe uma parceria com a Central de Penas e Medidas Alternativas desde 2006. O trabalho vem sendo desenvolvido na manutenção do Horto Florestal. “Com o projeto Praças Vivas, conseguimos ampliar as atividades e levar mais benfeitorias para a comunidade”, fala.