A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, realizou na tarde de quarta-feira (4), a doação de 244 armas não mais utilizadas pela GCM para 15 municípios de menor porte do Estado.
A doação é uma das opções legais para o destino de armas substituídas; a outra é a destruição do material. O ato ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, e teve a presença de representantes das corporações dos municípios que receberam as armas.
Recentemente, a Prefeitura adquiriu 400 armas de melhor tecnologia para uso do efetivo da GCM. “Foi um investimento significativo da nossa administração, o que permitiu mais estrutura para os nossos guardas e segurança para a população”, afirmou o prefeito Mario Botion.
Secretário da pasta, Wagner Marchi explicou que as armas receberam manutenção antes de serem efetivadas as doações. Todo o trâmite burocrático para o procedimento de doação foi feito pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, e pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos.
De acordo com a legislação, o número de armas é limitado pelo número de efetivo e também por parâmetros populacionais. “Obedecemos rigorosamente este aspecto legal”, declarou Marchi. “Não podemos ficar com as armas que deixaram de ser utilizadas”, complementou.
Durante o ato, o prefeito enalteceu o trabalho da GCM. “É uma instituição que tem aprovação maciça da população pelos serviços que são executados, em complemento à obrigação do Estado de atender com as Polícias Civil e Militar”, afirmou Botion.
As armas foram doadas para os seguintes municípios: Mococa, Cajuru, Pinhalzinho, Borborema, Ibaté, Laranjal Paulista, Engenheiro Coelho, Capivari, Itupeva, Socorro, Lindoia, Rio Grande da Serra, Charqueada, Serra Negra e Monguanga.