Lançada no ano passado como proposta experimental, a Feira Livre Noturna vem alcançando um público cada vez maior em Limeira. Na terça-feira (19), o evento completou seu primeiro ano de existência em uma edição especial no Parque Cidade, com direito a bolo e sorteio de brindes. A celebração reuniu o prefeito Mario Botion, a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, o diretor de Extensão Rural, Lieger Rodrigo Cassamasso, o diretor de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Estevão Nogueira, além do presidente da Associação dos Feirantes (Asfel), Douglas Sales Gouveia. As vereadoras Tatiane Lopes e Lu Bogo – que apresentou uma Moção de Aplausos pelo aniversário da feira – também estiveram presentes.
A ideia de levar as tradicionais barraquinhas de feira ao Parque Cidade em horário alternativo partiu da Prefeitura de Limeira, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e da Asfel. As atrações musicais proporcionadas pela Secretaria de Cultura acrescentaram o terceiro ingrediente de sucesso ao evento. “A Feira Noturna superou nossas expectativas, além de beneficiar feirantes e agricultores, transformou-se em opção de lazer”, salientou Botion. “As famílias podem comprar produtos de qualidade, e ainda, têm acesso à grande variedade gastronômica”, completou o prefeito.
Ampliação
Desde maio, a iniciativa também foi expandida a um novo local, ao lado do Estádio do Limeirão. Atualmente, o evento reúne aproximadamente 40 barracas, que comercializam verduras, legumes, frutas, roupas e alimentos prontos, como pastéis, espetinhos, lanches, yakissoba, caldo de cana, açaí, entre outros. Há ainda derivados de milho, curau, cuscuz e bolo.
No setor há 48 anos, Alexandre Roberto dos Santos é filho de feirantes. Dono de uma barraca de frutas, verduras e legumes, ele avalia positivamente os resultados da Feira Noturna e participa tanto das edições no Parque Cidade, quanto no Limeirão. “A feira é minha vida, fiz muitos amigos e sustento minha família com essa atividade”, declarou.
Maria Augusta dos Santos, auxiliar de produção, visitou a feira pela primeira vez e já se mostrou encantada: “Adorei o espaço! Gosto de lugares com bastante movimento e opções variadas de compra e comida. Vou voltar com certeza.”
Histórico
Simone Zambuzi relembra que a Feira Noturna surgiu como projeto-piloto idealizado para atender à demanda de produtores rurais e de feirantes ligados à Asfel. “Pesquisamos modelos de feiras noturnas em outras cidades da região e identificamos a necessidade de oferecer uma alternativa para quem trabalha durante o dia”, relatou. Segundo ela, o Parque Cidade foi escolhido para sediar o evento por estar localizado no “coração da cidade”, o que facilitou o acesso da população.
Ela também destacou a boa recepção da iniciativa, que teve grande adesão tanto de feirantes quanto de visitantes. “A fila de espera para uma vaga na feira já tem 40 feirantes, o que demonstra o sucesso da empreitada”, afirmou Simone. “Estamos trabalhando para abrir um terceiro local de feira, o que deve atender ainda mais produtores, comerciantes e consumidores”, disse.