A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira agendou uma série de trilhas ecológicas e de visitas monitoradas aos viveiros municipais agora em novembro. As atividades começaram na tarde desta sexta-feira (1°), quando estudantes da Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo conheceram as colônias das abelhas-sem-ferrão que habitam naturalmente o Parque Cidade. No passeio pelas áreas arborizadas do parque, os alunos aprenderam sobre a biodiversidade e a importância do papel das abelhas como polinizadoras.
Também no período da tarde, alunos da Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira estiveram no Viveiro de Mudas do Horto Florestal, onde receberam informações sobre as etapas de produção de mudas, a importância das árvores para a formação das águas em ambientes naturais, a recuperação de áreas degradadas e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O viveiro abriga mais de 90 espécies de árvores nativas, servindo de base para o reflorestamento de áreas degradadas e a arborização urbana.
Ao longo do mês, outras ações educativas estão programadas, entre elas, visitas ao Viveiro Municipal, que fica na Vila Santa Lúcia, e uma atividade interativa sobre o jequitibá-rosa, em que alunos da Emeief Alfredo Christiano Stahlberg, no Bairro dos Frades, conhecerão o ciclo de vida da árvore no Viveiro de Mudas do Horto Florestal.
De acordo com a secretária da pasta, Simone Zambuzi, as atividades visam a conscientização sobre a importância dos cuidados com os recursos hídricos, a conservação do solo e a preservação da biodiversidade. “Investir na formação de crianças e jovens contribui para o desenvolvimento de cidades sustentáveis”, afirmou Simone.
As ações são voltadas exclusivamente a estudantes e não há mais vagas disponíveis. Confira a programação:
Dia 6: Atividade interativa do jequitibá-rosa
Dias 14, 19 e 28: Trilha ecológica no Viveiro Municipal
Dia 29: Visita ao Viveiro de mudas do Horto Florestal