Neste sábado (26), o clube do livro Leia Mulheres se reúne para um bate-papo sobre o livro “Eu, Tituba: bruxa negra de Salem”, no Anfiteatro Dr. Olindo De Luca da Biblioteca Municipal, às 16h. A realização é de Leia Mulheres, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Escrito por Maryse Condé, o livro apresenta Tituba, uma personagem fascinante, retirada do silêncio a que a historiografia lhe destinou. Filha de uma mulher negra escravizada, viveu cedo o terror de ver a mãe assassinada por se defender do estupro de um homem branco e de saber que o pai se matou por causa do mesmo homem branco. Cresceu sob os cuidados de uma mulher que tinha o poder da cura e que a iniciou nos mistérios. Adulta, apaixonou-se por John Indien e abdicou, por ele, da própria liberdade. Uma das primeiras mulheres julgadas por praticar bruxaria nos tribunais de Salem, em 1692, Tituba fora escravizada e levada para a Nova Inglaterra pelo pastor Samuel Parris, que a denunciou. Mesmo protegida pelos espíritos, não pôde escapar das mentiras e acusações da histeria puritana daquela época.
O clube do livro é gratuito e para toda a comunidade, sendo voltado para a leitura e discussão de obras escritas por mulheres. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram https://www.instagram.com/leiamulhereslimeira/. Reforça-se que a participação não é restrita apenas às mulheres.
A Biblioteca Municipal fica no Parque Cidade.