O espaço MaBê Cultural exibe o curta-metragem “Popolocas”, nesta quinta-feira (20) e no sábado (22), às 19h. O filme parte de um paradoxo histórico, mergulhando nas complexidades do encontro entre culturas durante a conquista da América pelos europeus. A classificação indicativa é a partir de 12 anos. O projeto é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Dirigido por Allan Lourenço, o filme questiona as noções preconcebidas de humanidade e confronta as ideias de superioridade e inferioridade cultural e racial que permearam esse período da história. Com uma montagem cinematográfica que tensiona os discursos colonizadores e os relatos indígenas, são expostas as visões eurocêntricas que desumanizavam os povos nativos, associando sua nudez à ausência de cultura e humanidade. Fragmentos de relatos de Cristóvão Colombo, Pero Vaz de Caminha, Américo Vespúcio, Hernan Cortés e Frei Tomas Ortiz são confrontados com relatos astecas do século XVI, criando uma alegoria sobre esse período histórico.
A produção é uma colaboração com a MaBê Cultural e DeCarli Films, convidando o espectador a refletir sobre os postulados colonialistas e racistas que moldaram o mundo contemporâneo, desafiando as fronteiras entre o “bárbaro” e o “civilizado”, suspendendo os binômios que fundamentam a estrutura de poder.
O espaço MaBê Cultural fica na Rua Major Antonio Machado de Campos, 280 – Jd. Piratininga.