Chico apresentou ações de sucesso desenvolvidas em Americana, como o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDEM), adotado em 2021 para desburocratizar pequenos reparos nas escolas, e a criação do Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI), uma iniciativa coordenada de forma integrada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde. A diretora de Educação Básica de Americana, Graciete Pereira da Silva, compôs a comitiva.
Jundiaí inaugurou, em 2023, sua primeira Área da Infância, um espaço qualificado de aproximadamente 7 mil m² no entorno da Fábrica das Infâncias Japy que visa oferecer um ambiente seguro e atrativo para as crianças e suas famílias. O município é referência em ações com foco na Primeira Infância, período compreendido entre os 0 a 6 anos de idade.
O prefeito de Americana avaliou a agenda de forma positiva. “Foi um momento muito proveitoso de troca de experiências e para conhecer iniciativas de sucesso, em especial nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Esporte, entre outras. Com certeza Americana e Jundiaí saem mais fortalecidas com este encontro”, declarou Chico.
O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, concordou. “As redes de Educação de Americana e de Jundiaí são similares em alguns pontos, e esta troca de experiências pode enriquecer a qualidade dos serviços municipais oferecidos”, disse.
Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)