Nesta quarta-feira (5), a Orquestra Sinfônica de Limeira apresenta o concerto gratuito “A Trindade Vienense”, na Paróquia Santa Rita, às 20h30. O concerto compõe a Série Relicário, homenageando grandes gênios que sintetizam a música no período clássico: Haydn, Mozart e Beethoven. A realização é da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Joseph Haydn foi amigo de Mozart e professor de Beethoven. Considerado como o “Pai da Sinfonia” e o “Pai do Quarteto de Cordas”, Haydn foi decisivo para o desenvolvimento dessas formas. Seu amigo, Wolfgang Amadeus Mozart era um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico, mostrando uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já Ludwig Van Beethoven foi um compositor, regente e pianista alemão; a Nona Sinfonia, conhecida também como Sinfonia Coral, foi a obra que o consagrou em todo o mundo. Os três, formaram assim, uma Trindade Clássica Vienense.
É como afirmou Don José de Castro y Serrano: “Se for possível reunir em uma síntese estes três maestros, aos quais a natureza concedeu a graça de fixar a linguagem da música, diríamos que todos juntos e cada um representavam os três caracteres da arte em sua perfeição filosófica, ou seja, a beleza, a verdade e a bondade; em cujo caso, sem desprover a ninguém das três qualidades, complementaríamos: Haydn representa o verdadeiro, Mozart o belo e Beethoven o bom”.
O concerto tem como convidado o solista Mateus Avancini, acompanhado do seu fagote. A regência é do maestro Rodrigo Müller.