Durante a navegação na represa, os estudantes aprendem sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Os participantes também conhecem a estrutura da ETA (Estação de Tratamento de Água), na sede do DAE, no bairro Cordenonsi. Na estação, têm acesso a temas variados, como recursos hídricos, esgoto sanitário, e processos de purificação da água antes de ser destinada para o abastecimento da população.
Neste período, as escolas e instituições atendidas foram as seguintes: CIEP Milton Santos, CIEP Professor Octávio César Borghi, CIEP Professora Philomena Magaly Makluf Rossetti, EMEF Florestan Fernandes, EMEF Paulo Freire, EMEF Professor Darcy Ribeiro, EMEI Panambi, APAE e Senai, além de pedagogas do Ensino Fundamental no município.
“É uma atividade muito gratificante, pois estamos preparando as novas gerações para o futuro sustentável. Mais do que garantir o saneamento básico para a cidade, o DAE também tem a função educativa de ensinar a preservar a Natureza e nossos recursos hídricos. Investir nas crianças e jovens de hoje é garantir a segurança do abastecimento no futuro”, destaca o superintendente da autarquia, Marcos Morelli.
O projeto “Navegando pelas Águas do Conhecimento” segue com agendamento para escolas e entidades que queiram participar. Os interessados podem entrar em contato com o Centro Educacional do DAE pelo telefone (19) 3471-2937 ou pelo e-mail educacional@daeamericana.sp.gov.br.
Texto: Rodrigo Francischangelis