Nesta quarta-feira, 29 de maio, o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), se reuniu com representantes do Observatório Social do Brasil (OSB) para discutir o avanço do Termo de Compromisso com Limeira.
Participaram do encontro, os voluntários do OSB Limeira Raul Groppo, Maurício Carvalho, Wanderlei Vieira e Milton Souza.
Os avanços e pontos a serem aprimorados do Termo de Compromisso com Limeira 2021/2024 em relação às metas estabelecidas para a Prefeitura e para o Legislativo foram a pauta principal da reunião, que também abordou o acompanhamento e fiscalização do orçamento municipal.
Segundo os representantes, o órgão está fazendo a análise das metas do Termo estabelecidas para a gestão 2021/2024, levantando quais estão tendo êxito e quais estão em defasagem. As informações serão utilizadas para embasar o próximo Termo de Compromisso 2025/2028.
Outro tema abordado foi o mapa de riscos, que traz itens considerados críticos na cidade que deveriam ser trabalhados de forma prioritária pela gestão, com pontos previstos na Agenda 2030 da ONU, adequados à realidade brasileira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). As ações do município em relação a esses itens estão passando por uma nova avaliação do Observatório e a publicação dos dados, de acordo com Groppo, será feita no mês de julho.
Termo de Compromisso
O Termo de Compromisso com Limeira foi idealizado em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município. O documento propôs três grandes objetivos aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020, convidando-os a serem signatários.
Todos os candidatos a chefe do Executivo e 70% dos eleitos para cadeiras na Câmara aceitaram. Desde o início dos mandatos, em 2021, o OSB Limeira monitora a aplicação dos itens propostos no Termo.