Publicada em 29 de Maio de 2024 às 11h20
“Demos um passo importante com esses procedimentos para garantirmos mais controle e segurança no fornecimento de água, além de economia de energia”, destaca o superintendente do DAE, Marcos Morelli.
Os técnicos atuaram em duas frentes de trabalho para aumentar a segurança e a eficiência no funcionamento do reservatório. Foram instalados um novo transformador, de 500 kVa de potência, no lugar do atual, de 300 kVa, além de um novo disjuntor. Toda a parte elétrica também passou por inspeção, limpeza e manutenção elétrica geral.
A outra melhoria implantada no CR-2 foi a instalação de um painel inversor de frequência na subestação, mais moderno, que vai permitir o acionamento das duas bombas existentes ao mesmo tempo. Com o equipamento, será possível aumentar a vazão enviada para os bairros Jardim Ipiranga e Vila Dainese, de uma média de 70 a 75 litros por segundo para até 110 litros por segundo.
Outra vantagem é que esse controle de vazão pode ser feito à distância, por telemetria, e a nova tecnologia poderá reduzir o consumo de energia elétrica em até 30%.
Texto: Rodrigo Francischangelis