Evento tem patrocínio da GWM e apoio da Prefeitura de Iracemápolis
Em celebração a semana do meio ambiente, a GWM, por meio do Projeto “Bienal do Lixo”, com apoio da Prefeitura de Iracemápolis, vai realizar uma série de debates para abordar e refletir sobre alternativas responsáveis e sustentáveis nos negócios e na sociedade em geral.
As palestras acontecem no dia 03 de junho, no teatro Virginio Ometto, das 9h às 15h30, e vai contar com a presença de importantes autoridades da área, divididas em dois painéis de discussão, que terá ainda a exibição de um documentário.
O projeto, que será apresentado ao público no dia 03, teve início no último dia 27, quando os alunos da ARIL de Iracemápolis, receberam da GWM, duas novas máquinas, uma trituradora e uma injetora, que transformam materiais recicláveis em objetos decorativos como chaveiros, porta copos e até mesmo pentes de cabelo.
A ideia é que os alunos possam aprender a operá-las, sendo capacitados para o mercado de trabalho, e que as peças confeccionadas sejam comercializadas, tendo sua renda revertida para os participantes da ação. Esta iniciativa faz parte do Protect Paradise, projeto da startup de sustentabilidade Green Mining.
“Esse programa tem um viés socioambiental muito importante para o município. Além de capacitar os alunos do Instituto Aril e agregar renda às suas famílias, a reciclagem das tampinhas plásticas também trará benefícios ambientais para Iracemápolis”, destacou a diretora de Educação, Vilceia Salvino.
As escolas e creches do município começarão no dia 03, a recolher tampinhas plásticas, que serão destinadas a ARIL, e vão se transformar em uma nova fonte de renda para a instituição.
Programação
O primeiro painel, que acontece no período da manhã, as 9h30 e vai discutir o consumo e a produção responsável. A discussão será comandada pelo CEO da Green Mining, Rodrigo Oliveira, que conversará com o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Rodrigo Valdanha, a gerente da CETESB Limeira, Ednea Aparecida Prada e com a diretora do Instituto Limpa Brasil, Edilaine Muniz.
No período da tarde o painel “Combate as Alterações Climáticas” contará com a presença do diretor de Meio Ambiente da Prefitura, Rodrigo Valdanha, do biólogo da ARES-PCJ, Luis Felipe de Almeida, do Promotor do GAEMA- MPSP, Ivan Carneiro e do gerente de ESG da GWM, Thiago Sugahara.
Entre os painéis será exibido o documentário Guardiões das Águas. Com duração de 50 minutos, mostra a trajetória percorrida pelo ecoesportista Dan Robson, conhecido como “Guardião das Águas”, em seu caiaque equipado especialmente para a expedição. Ele navegou por rios e represas do Estado de São Paulo: Rio Pinheiros, Rio Tietê, Represa Billings, Represa Guarapiranga, em São Paulo; além do Rio do Peixe, em Guarujá, e Rio Jaguariúna, em Jaguariúna.
Neste dia, as máquinas de reciclagem serão operadas durante toda a programação, com a produção de brindes aos convidados.