Publicada em 28 de Maio de 2024 às 13h20
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a realização do trabalho, que atende a Lei Municipal 6.250/2018. “A necessidade de uma ação de readequação arbórea na região do Jaguari foi discutida entre a Prefeitura e a CPFL, envolvendo a participação de diversos vereadores. Será um trabalho importante para redefinir a função das áreas, com o acompanhamento técnico da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, visando avaliar as árvores que apresentam risco às fiações e as que são impróprias para os locais, proporcionando mais segurança à população”, explicou o secretário.
O serviço deverá ocorrer até o fim do mês de junho e irá contemplar a limpeza das áreas, podas, remoção de resíduos e levantamento das copas das árvores. Também será realizada a supressão de espécies arbóreas, que foram avaliadas pelo setor competente da prefeitura com laudos agronômicos e autorizações/licenças ambientais expedidas pela Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos da secretaria, que apresentam riscos e são impróprias para os locais das fiações elétricas e torres, plantadas sem permissão. A compensação ambiental pelas remoções será definida pela Secretaria de Meio Ambiente.
Paralelamente ao trabalho, serão promovidas ações educativas e ambientais junto aos moradores do entorno das áreas que receberão as intervenções. O objetivo é divulgar sobre o serviço que será executado e conscientizar a população sobre o plantio de árvores adequadas no passeio público e a destinação correta de resíduos para evitar o descarte irregular de materiais e lixo em áreas públicas.
Texto: Daniela Alves (MTb 23.611)