O imunizante contra a polio é destinado às crianças de 1 a 4 anos. Todas devem receber a gotinha, independentemente de esquemas vacinais anteriores.
Os pais ou responsáveis devem levar documento da criança, CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e a carteira de vacinação de rotina – e de Covid-19, caso seja apta à vacinação.
São 9.981 crianças na faixa etária da campanha em Americana, conforme dados baseados no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A meta é vacinar 95% do público-alvo.
“É fundamental que os pais ou responsáveis se conscientizem da importância dessa vacinação. A vacina é a principal arma contra a paralisia infantil e estará disponível em nossas unidades de saúde. Oferecer a vacina às crianças é uma atitude responsável pela vida e um ato de amor”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
“Dia D” de multivacinação
A Secretaria de Saúde também vai realizar um “Dia D” para intensificar a multivacinação, no dia 8 de junho (sábado), para oferecer todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, inclusive contra a dengue e Covid-19. A relação das unidades que permanecerão abertas no dia será anunciada em breve.
“Estamos compondo as equipes que irão atuar no Dia D e também analisando as unidades. Será um sábado em que muitos pais poderão aproveitar para atualizar a vacinação dos seus filhos, considerando que muitos não conseguem levá-los durante a semana por diversos fatores”, lembra a diretora da Unidade de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)