Câmara aprova criação do “Dia da Lembrança do Holocausto Judaico” no Calendário Oficial do Município, por meio do Projeto de Lei N° 21/2024, do vereador Everton Ferreira (PSD), durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 20 de maio.
De acordo com a proposta, a homenagem será prestada anualmente no dia 27 de janeiro, quando deverão ser promovidas ações pela Prefeitura, com a colaboração da Câmara Municipal e de instituições judaicas atuantes em Limeira.
Na justificativa, o vereador rememora a história citando os massacres que levaram milhões de pessoas à morte durante na primeira e segunda guerras mundiais. “A brutalidade alemã foi além, pois a bestialidade nazista, sob o comando de Adolf Hitler, criou os campos de extermínio para, sistematicamente, eliminar alguns povos, entre eles ciganos e judeus principalmente, sendo que destes últimos, mais de seis milhões foram cruelmente aniquiladas nos campos de concentração espalhados por toda a Europa, o mais conhecido deles de Auschwitz, que se localizava na Polônia. A esse extermínio se deu o nome de Holocausto”, destaca.
Everton completa a justificativa informando que em muitos países o dia 27 de janeiro é lembrado como o Dia da Lembrança do Holocausto. “Essa lembrança é para que haja a conscientização de todas as gerações para que compreendam a história e lutem a fim de que episódios bestiais e trágicos como esses narrados não mais ocorram, especialmente quando nos deparamos com muitas guerras em curso, como vemos atualmente, quer seja na Europa, no Oriente Médio e na África”, conclui.
A proposta aprovada segue para análise do prefeito Mario Botion, que pode sancionar ou vetar. Se sancionada, será promulgada e publicada no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.