Índices criminais tiveram queda nos dois dias de festa na capital paulista
A Virada Cultural, realizada entre sábado (18) e domingo (19), em 22 palcos distribuídos pela cidade de São Paulo, teve queda brusca de ocorrências de roubos e furtos durante o evento. Foram registrados 255 casos neste ano, contra 1,7 mil em 2023. Isso significa que cerca de 1,5 mil roubos e furtos foram impedidos devido ao reforço na segurança durante o evento na comparação com a festa em 2023.
De acordo com o balanço da Polícia Militar, no fim de semana do evento houve o registro de 105 furtos contra 1,1 mil entre 27 e 28 de maio do ano passado. Os roubos também tiveram queda expressiva neste ano, passando de 592 delitos para 106.
Os furtos e roubos de veículos caíram 41% no fim de semana da Virada Cultural. No ano passado, a polícia contabilizou 207 registros. Neste ano, foram 121 delitos. Casos de latrocínio, estupro, roubo de carga e roubo a banco ficaram zerados nos dias da festa na capital paulista.
Em uma das ocorrências de relevância, duas pessoas foram presas por tráfico de drogas, na região do Vale do Anhangabaú, no centro. As equipes suspeitaram de um casal e, durante a abordagem, encontrou seis porções de cocaína, quatro de maconha e um de haxixe, além de R$ 100 em espécie, além de dólares e euros.
A Força Tática também prendeu um homem que estava com um celular roubado. Ele foi autuado em flagrante por receptação.
Em outro caso, a equipe foi acionada por participantes do evento que denunciaram que um grupo foi visto furtando celulares no meio da multidão. Os suspeitos foram abordados e, durante as buscas, os policiais encontraram um celular roubado com uma mulher. Na ocasião, a vítima ligou para o seu número e, o aparelho, escondido com a suspeita, tocou. Ela foi detida em flagrante.