Organizado pela Escola Legislativa Paulo Freire e promovido pela Câmara Municipal, a primeira edição do simpósio sobre Maternidade Real, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, com a presença de autoridades do município e participação das servidoras da casa. Evento abordou os desafios da maternidade na era digital e a saúde mental das mulheres no período perinatal.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), a vereadora Lu Bogo (PL) e, representando a Prefeitura de Limeira, a vice-prefeita Erika Tank (PL).
O presidente Everton Ferreira realizou a abertura do simpósio e passou a palavra para a vereadora Lu Bogo, que enfatizou a importância do tema abordado e discursou sobre as alegrias da maternidade.
Já Erika Tank destacou a participação relevante dos profissionais e familiares que estão no entorno das mulheres no período puerpério. A vice-prefeita ainda relembrou as dificuldades e desafios da maternidade e finalizou parabenizando a organização do evento.
A primeira palestra da manhã, ministrada por Sarah Alves Guimarães, enfermeira especializada em neonatologia e pediatria, trouxe para debate o tema “os desafios da maternidade na era digital”; a profissional abordou a constante pressão que recai sobre as mulheres durante a maternidade no ambiente virtual; onde mães comparam suas experiências pessoais com o que é compartilhado nas redes.
Durante o segundo bloco do evento, Rosângele Monteiro, psicóloga perinatal especializada em psicologia do puerpério e atendimento à gestante, palestrou sobre a invisibilidade da saúde mental das mulheres no perinatal. A profissional enfatizou a importância da real rede de apoio às mães, com acolhimento emocional dessas mulheres, não somente o auxílio material e os atos de serviço.
O vídeo do simpósio pode ser conferido na íntegra por meio deste link.