A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), inaugurou na noite de sexta-feira, 10/05, a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, que fica no Armazém 14A do Parque do Engenho Central. A cerimônia de entrega do espaço, que foi prestigiada por cerca de 400 pessoas, contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, da primeira-dama Andréa Almeida, do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, do secretário da Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria), Marcio Marino, entre outras autoridades. No sábado e no domingo, mais de 370 pessoas passaram pelo Armazém 14A para ver as duas mostras do local: o 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) e Meu nome? Carmela Pereira!. Também participaram da solenidade a diretora da Pinacoteca, Renata Gava, e toda a equipe do espaço.
Na cerimônia, que teve abertura do grupo Água de Vintém, o prefeito Luciano Almeida destacou que começa uma nova etapa da Pinacoteca Municipal. “É um espaço que vai se conectar diretamente com os artistas e, dentro do Engenho Central, junto a este tão importante lugar, será mais um indutor de cultura em Piracicaba. Cultura é vida e toda a população terá momentos felizes em suas visitas por aqui”.
Carlos Beltrame, secretário da Ação Cultural, reforçou o caráter aglutinador da atual Semac e disse que a Nova Pinacoteca está de portas abertas a toda classe artística. “De todos artistas, que por tantas vezes já tiveram suas obras expostas na Pinacoteca e também aqueles que certamente terão oportunidade de participar de exposições na Nova Pinacoteca. Este espaço é para vocês”.
AS PRIMEIRAS MOSTRAS – A Nova Pinacoteca foi entregue com duas exposições: com 74 obras de 38 artistas de diversas partes do Brasil, o 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) está no espaço principal de exposições na Nova Pinacoteca e segue aberto até 14/07.
Eliana de Jesus Lima Santos, de São Paulo, que recebeu uma Menção Honrosa pela obra Passeio de Carroça no 7º SAP, participou da solenidade da última sexta-feira. Fico muito feliz com o prêmio porque é o resultado de meu esforço e sempre participo do Salão de Aquarela de Piracicaba, é um salão sério. Já a Nova Piracicaba achei maravilhosa, é grande e arejada”.
A outra mostra é Meu nome? Carmela Pereira!, montada no Mezanino do Armazém 14A, com cerca de 70 obras de Carmela Pereira, 88 anos, reconhecida como expoente da arte naïf. A curadoria é de Margarete Regina Chiarella e a mostra pode ser visitada até 11/08. Na solenidade de sexta, Carmela também eternizou suas mãos em placas de cimento, que junto a de outros artistas, em breve ficarão expostas no Armazém 14A.
Presente na noite de inauguração, Carmela, acompanhada da família, estava emocionada e sorridente. “Estou muito contente em participar deste dia, a Nova Pinacoteca está linda, e muito feliz em ver as pessoas olhando o meu trabalho”, disse.
O casal Fabrício Neri, 48 anos, e Luana Dias, 34 anos, vieram de Campinas prestigiar a entrega da Nova Pinacoteca. “Espaço é bem bonito e estou impressionada com a qualidade das obras que estão expostas”, comentou Luana.
Danielle Godoi foi com a família conhecer a Nova Pinacoteca e dedicou um bom tempo da visita para conhecer as obras de Carmela Pereira. “Estou olhando quadro a quadro. Foi uma ótima decisão da curadoria em apresentar uma artista piracicabana”.
VISIBILIDADE – A Nova Pinacoteca recebeu investimento de R$ 1,56 milhão, com projeto desenvolvido e doado pelo arquiteto Marcelo Guidotti. O espaço, com ampla acessibilidade, visa proporcionar novas experiências aos visitantes, valorizar o acervo e dar maior visibilidade aos artistas – passam pelo Engenho Central, a cada fim de semana, cerca de 4.000 pessoas. A instalação do equipamento, que fica em frente à passarela Pênsil, também tem como função valorizar ainda mais o Engenho Central, o principal complexo histórico, cultural e turístico do município.
O Armazém 14A ganhou acessibilidade com a instalação de um elevador panorâmico e foi dividido em espaços. Há duas salas para exposições: o Grande Salão, cuja entrada é pela lateral do Armazém 14 (a porta principal do espaço), e o Mezanino. O Grande Salão receberá os três eventos artísticos expressivos do espaço, dos quais se originam a maioria das obras que compõem o acervo da instituição: o Salão de Belas Artes, o Salão de Arte Contemporânea e o Salão de Aquarelas. Já o Mezanino será utilizado para mostras paralelas ou de artistas convidados.
Também haverá espaço para oficinas e arte educação, cursos de arte, uma Sala de Restauro, Reserva Técnica, sala administrativa e área externa que pode ser usada como apoio às ações educativas como de socialização. Com a volta das oficinas de arte, que serão abertas em breve, novos talentos poderão ser desenvolvidos e conhecidos pelo público.
A sala do Reserva Técnica, com controle térmico e de umidade, assim como a Sala de Restauro, foram projetadas também pensando na dinâmica do trabalho dos funcionários que cuidarão do rico acervo, com importantes trabalhos de artistas renomados de diversas décadas, tanto de Piracicaba como do Brasil. São esculturas, pinturas, gravuras e desenhos.
SERVIÇO – Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Armazém 14A, em frente à passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central. Entrada gratuita. As exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Setor administrativo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: 3412-3770 | 3412-3773 ou pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br.