Próxima prova está marcada para quinta-feira (9), destinada aos alunos do Ensino Médio
Mais de 760 mil estudantes participam da segunda fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). A avaliação acontece em três etapas, destinada a incentivar o ensino e descobrir talentos entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A primeira etapa para classificação dos alunos ocorre com base nas melhores notas da prova bimestral da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc), a Prova Paulista. Com cerca de 30% dos alunos encaminhados para participar da segunda fase, a avaliação geral.
O primeiro dia de prova da 2ª fase foi realizado na última segunda-feira (6), contando com a participação de mais de 174 mil alunos matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Na terça-feira (7), as provas foram destinadas a mais de 169 mil alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 345 mil alunos já concluíram a segunda fase da competição. Nesta quinta-feira (9) acontece a prova para alunos do Ensino Médio.
A prova da Omasp segue o mesmo formato para todos os anos e séries. São 20 questões de múltipla escolha, de raciocínio lógico, e os estudantes têm 1h20 para concluir a avaliação. As provas são acompanhadas por professores do quadro de cada unidade.
Os resultados da Olimpíada devem ser anunciados até a segunda quinzena de maio. Os 125 mil estudantes com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de camisetas da Omasp.
Veja as fases:
Primeira fase: 2,5 milhões de estudantes fazem a Prova Paulista, avaliação bimestral da Educação que classificou os estudantes para a fase 2.
Segunda fase: 760 mil estudantes fazem a prova da Omasp e concorrem a 125 mil medalhas, entre ouro, prata e bronze.
Terceira etapa: no segundo semestre, os medalhistas de ouro participarão de uma seletiva para aprofundamento do ensino de matemática e preparação para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).