Dificuldade de acesso a cadeirantes e horários do transporte coletivo são abordados pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo. Na reunião desta quinta-feira, 2 de maio, os vereadores ouviram uma usuária do sistema, representantes da Prefeitura e da concessionária Sancetur – Sou Limeira.
Inês Silva, ex-cadeirante e usuária do transporte público coletivo frequente relatou ocorrências de falhas nos elevadores das rampas de acessibilidade do ônibus e situações em que os motoristas informam que as rampas não estão funcionando, impedindo o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Ela citou que no dia 4 de abril uma cadeirante utilizou a Linha 107 (Odécio Degan x Atacadão), por volta das 10h da manhã, teve dificuldades para descer de um ônibus do transporte público após a rampa de acesso falhar no desembarque que faria em frente ao hospital Santa Casa. “Outros passageiros e o motorista precisaram carregá-la no braço para que ela conseguisse descer do veículo”, denunciou.
O representante da empresa, Antonio Teodoro de Souza, explicou que cem veículos circulam em Limeira, além de nove vans, e toda a frota é 100% acessível. Ele reforçou que são realizadas manutenções diárias na frota, abrangendo itens de segurança e de acessibilidade dos ônibus. Também salientou que os motoristas têm a obrigação de fazerem a checagem das rampas e alegou que não existem reclamações registradas sobre falhas nas rampas nos canais de atendimento ao usuário.
Felipe Antonio Dollevedo, diretor de Mobilidade Urbana, disse aos vereadores que a Prefeitura vai enviar ofício à empresa responsável pelo transporte coletivo e solicitar uma avaliação com informações detalhadas sobre a operação e manutenção das rampas de acessibilidade.
A Comissão deliberou realizar uma diligência em data surpresa para averiguar as condições de acessibilidade dos ônibus, a pedido do vereador Ceará (Republicanos).
A íntegra da reunião está disponível em vídeo neste link.
Condomínio Industrial Duas Barras
O presidente da Comissão, João Bano (SD), intermediou a demanda de munícipes que trabalham ou precisam se deslocar até o Condomínio Industrial Duas Barras e apontaram a necessidade de ampliação dos horários da Linha 09 (Tatu x Parronchi X Horto). Dollevedo confirmou a possibilidade de disponibilizar ônibus em dois novos horários, às 7h30 e às 17h30, a partir de 3 de junho.
Reuniões
O colegiado é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais, transportes, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização. Fazem parte João Bano, presidente; Ceará, vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária.
As reuniões acontecem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 14h. Todas as deliberações são registradas em ata.