Cinco projetos foram aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira, 29 de abril. As propostas são de autoria da Prefeitura e dos próprios vereadores. A Tribuna Livre, parte da sessão destinada à fala de munícipes sobre assuntos de interesse da cidade, tratou sobre a Semana da Diversidade de Limeira, obras no bairro Belinha Ometto e abertura da exposição Maio Laranja, que trata do combate à exploração infantil. Confira as falas na íntegra neste link.
Para falar sobre a 10ª edição da Semana da Diversidade de Limeira, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio, Maycon Marabez usou a palavra. Segundo ele, o objetivo do evento é levar informação e formação à população. A abertura acontece no dia 6 e contará com a participação de presidentes de organizações de cidades da região que discutirão as dificuldades do movimento LGBT. No dia 7 serão tratadas questões de saúde da população LGBTQIA+, no dia 8 haverá uma palestra do movimento trans e no dia 9 será debatido o racismo. A Semana da Diversidade acontece por meio de uma parceria entre a Associação da Diversidade de Limeira, Secretaria de Saúde e Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) e acontece no Centro de Formação do Sindsel, no Parque Egisto Ragazzo.
Já Hamilton Fernando de Melo Junior falou sobre as obras de construção da quadra de esportes no bairro Belinha Ometto. Segundo ele, há 17 quadras presentes na região que precisam de revitalização e ainda assim a Prefeitura pretende construir uma nova. Ele pontuou que os moradores que residem próximo ao endereço onde será construído o novo equipamento de esporte não tem interesse nessa construção e preferem que os recursos sejam direcionados à revitalização das já existentes, ou que fossem utilizados para a construção de uma biblioteca, piscina pública ou parque ecológico, por exemplo.
Encerrando o uso da Tribuna, Edilaine Cristina Roque de Oliveira Klassmann chamou a atenção de todos para a temática abordada na exposição Maio Laranja, que acontece no Espaço Cultural Milton Ferrari da Câmara. A mostra trata do combate ao abuso sexual e à exploração infantil. Ela falou sobre o dia 18 de maio, instituído no ano 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quando a garotinha Ana Celi foi abusada sexualmente e morta, e em 2022 foi instituída a campanha. “Os abusadores geralmente são pessoas conhecidas, próximas da casa, a maioria é do sexo masculino. Quando sabemos de alguma criança que está sofrendo abuso, não podemos nos calar. Chamo a atenção de vocês para esse assunto. Prevenir a dor do próximo é melhor do que senti-la”, declarou.
Confira como foi a votação:
Aprovado – Projeto de Lei Complementar N° 6/2024, da Prefeitura, dispõe sobre a Revisão do Plano Diretor Municipal de Turismo para o exercício 2024 – 2027.
Aprovado – Projeto de Resolução N° 44/2023, do vereador Nilton Santos (Republicanos), institui na Câmara Municipal a divulgação semanal e o envio de ofício de felicitações às famílias de recém-nascidos na cidade Limeira.
Aprovado – Projeto de Decreto Legislativo N° 43/2023, do vereador Helder do Taxi (PSD), que concede o Título de Cidadão Limeirense a Marcus Antonio Bertocco Júnior pelos serviços prestados para Limeira.
Aprovado – Projeto de Lei N° 6/2024, do vereador Everton Ferreira (PSD), altera a redação dos incisos I e II do § 2º do artigo 2º da Lei Nº 3471/2002, que autoriza o Poder Executivo a implantar na Rede de Saúde do Município o Programa de Planejamento Familiar.
Aprovado – Projeto de Lei N° 29/2024 , da vereadora Lu Bogo (PL), acrescenta o parágrafo único ao art. 7º da Lei Ordinária Nº 5.638/2016, que dispõe sobre a política de gestão compartilhada das áreas públicas de uso comum do município.