Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes no “Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola” no último domingo (21), no Esporte Clube Santa Rosa, no bairro do Jaguari. O festival é promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Além de promover a cultura popular caipira, o evento também promove a descentralização cultural, levando arte aos bairros, um dos nortes da atual administração, neste caso, no Jaguari. Estiveram presentes no evento o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Cultura, Evandro Leite da Silva, os vereadores José Farid Zaine, que é autor da lei do Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola, Helder do Táxi e Lu Bogo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, além de outras autoridades municipais.
O prefeito celebrou a realização da festa. “É um evento belíssimo da nossa cultura”, declarou. Botion mencionou o autor da lei que criou o evento, o vereador Farid Zaine. “Eu agradeço o apoio do prefeito. A festa tem como objetivo permitir que a população tenha acesso as nossas raízes”, afirmou Farid.
Já a vice-prefeita, Erika Tank, também destacou a festa e fez referência ao local do evento. “Estamos aqui neste lugar muito agradável, difundindo a cultura caipira para Limeira e região”, relatou Erika.
O evento reuniu a orquestra de violeiros Tom da Terra, Orquestra Barbarense Feminina de Viola Caipira, Orquestra de Violeiros Cordas de Mogi, Folia de Reis, Catira e Os Gêmeos da Viola. A Praça de Alimentação contou com comidas típicas, além de bebidas. O apresentador foi Daves dos Santos.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando Tatão, representante da comunidade local, carregou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, enquanto a Orquestra de Violeiros Tom da Terra, de Limeira, tocava Romaria, de Renato Teixeira, obra imortalizada na voz de Elis Regina.