Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, os servidores da Câmara Municipal participaram da terceira e última edição da palestra de capacitação sobre o uso do Cordão de Girassol por pessoas com deficiências e doenças ocultas.
Realizada por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, a palestra ministrada pela psicóloga clínica Patrícia Tofoli abordou a importância de garantir o direito à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e ainda trouxe para o conhecimento dos presentes o contexto histórico da origem das deficiências e como as mesmas foram tratadas ao longo dos anos.
Para Patrícia, o Brasil se encontra no período de integração dessas pessoas e reforçou que este processo recente é o caminho para o cenário ideal da verdadeira inclusão.
Segundo o instituto Hidden Disabilities, precursor da campanha mundial de uso do cordão de girassol, existem mais de 900 deficiências, condições ou doenças invisíveis, ou seja, que não são facilmente identificadas ao primeiro olhar ou contato.
Cordão de Girassol
A utilização do Cordão de Girassol não é obrigatória, mas é garantida pela Lei N°14.624/2023 que constitui no Brasil o uso do cordão com desenhos de girassois para a identificação de pessoas com deficiências ocultas. Em Limeira, uma lei parecida entrou em vigor em setembro de 2023, a Lei N° 6932/2023 do vereador Betinho Neves (MDB), institui no município o uso do cordão e estabelece também a capacitação por parte do Poder Executivo a seus servidores.