Trata-se de um teto autoportante geodésico, com a forma aproximada de uma superfície esférica, que será apoiado na parede do tanque, de cerca de 10,5 metros de altura, formada por anéis montados com placas de aço vitrificado.
“Depois de concluída a cobertura, entraremos na fase dos acessórios, entradas e saídas de água, registros e a interligação do sistema”, explicou o superintendente do DAE, Marcos Morelli.
O novo tanque do CR-1 segue os mesmos padrões dos reservatórios já entregues no Jardim Ipiranga (CR-5) e Cidade Jardim (CR-6), o da Vila Santa Catarina (CR-3), em fase final de obras, e o do Parque Gramado (CR-16), também em fase de montagem da cobertura. A capacidade é de 2,1 milhões de litros de água cada.
O CR-1 já armazena 1,6 milhão de litros de água e, com o novo reservatório, serão 3,7 milhões de litros de água para abastecer cerca de 20 mil moradores do São Vito e de bairros como Vila Margarida, Vila Mariana, Vila Bertini, Belvedere e Santa Sofia.
Paralelamente à montagem do novo tanque no São Vito, o DAE está executando os serviços de instalação da subadutora (SA-01) que vai abastecer o CR-1.
Texto: Rodrigo Francischangelis