Nesta sexta-feira (22), acontece a abertura das exposições dos alunos da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea), às 19h. A mostra traz como temas “Ensaios Cromáticos 12”, “Enunciados Poéticos #5” e “Arteterapia III”. Elaborados sob as mediações de Gilio Mialichi Neto de Oliveira, Lea Maria de Moraes e Sandra Saura, as obras são resultados do que os alunos aprenderam nas aulas de desenho, pintura, EVA e crochê. Os cursos culturais fazem parte do Departamento de Formação para as Artes da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Em “Ensaios Cromáticos 12”, as produções ministradas pelo professor Gilio Mialichi foram feitas com a técnica do óleo sobre tela e algumas variações, partindo da observação de imagens. Paisagens, Florais, animais, marinhas, retratos, criações e releituras fazem parte das obras. Segundo o professor: “durante as aulas os estudantes observaram, escutaram, mas também tiveram a liberdade de falar e opinar sobre o que fizeram. Trata-se de aulas totalmente práticas e democráticas, onde a prática da técnica acontece de modo contínuo, chegando a um resultado possível dentro do estágio em que se encontram, portanto um resultado verdadeiro e valioso.”
No tema “Enunciados Poéticos #5”, da professora Lea Moraes, é apresentado desenhos, pintura e técnicas experimentais, tendo o tópico “Sou o Lugar Onde Estou” explorado de forma descritiva e ou subjetiva. “A exposição apresenta uma diversidade grande de obras em acrílico, óleo sobre tela, aquarelas e colagens”, comentou.
Já a professora Sandra Saura traz “Arteterapia III” com trabalhos em EVA e crochê. Nas aulas de crochê são passadas técnicas básicas, as alunas ficam livres para decidir os trabalhos que vão fazer, sendo estimuladas a desenvolver suas habilidades. Em EVA, as alunas são direcionadas para desenvolver peças de uso cotidiano, lembrancinhas temáticas, procurando desenvolver a criatividade. A professora diz que “as aulas não são só sobre as técnicas, e sim um momento de interação, acolhimento e trocas de experiências.”
As exposições recebem visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h; até o dia 18 de dezembro. A Escola de Cultura e Artes fica na Rua Boa Morte, 471 – Centro.