A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Limeira orienta os familiares de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos sobre a necessidade da segunda dose da vacina contra a dengue, que deve ser tomada 3 meses após a primeira. Como a vacinação da primeira dose começou em 17 de junho, algumas crianças e adolescentes já podem receber a segunda dose.
Antes de sair de casa, os familiares devem verificar no Cartão de Vacinação a data agendada para a segunda dose. A vacina contra a dengue está disponível em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Primeira Dose
Pessoas dessa faixa etária que ainda não tomaram a primeira dose devem procurar uma das unidades descritas abaixo para atualizar a vacinação. Desde o início do ano, foram confirmados 7.881 casos de dengue e 9 óbitos no município. Há outras 1.122 ocorrências em aberto.
Recomendações
Quem estiver doente, com quadro febril, deve aguardar o término dos sintomas para tomar a vacina. Além disso, é necessário esperar 30 dias entre a aplicação da vacina contra a dengue e qualquer outra do calendário. Mais uma recomendação diz respeito aos casos confirmados de dengue, em que a criança ou o adolescente só poderá tomar o imunizante após seis meses.
Para o procedimento, é necessário apresentar documentos pessoais, como a Carteira de Vacinação, comprovante de residência e Cartão SUS. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Confira os locais de vacinação contra a dengue:
UBS Cecap – Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº
UBS Aeroporto – Av. Dr. Antônio de Luna, s/nº
UBS Hipólito – Av. Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº
UBS Graminha – Rua Luiz Pereira do Prado, 156
UBS Abílio Pedro – Rua Agostinho Gianotto, s/nº
UBS Campo Belo – Av. Pedro Perissotto, 1.973