A agenda cultural desta semana tem como destaque a 4ª Festa da Coxinha, que acontece no Parque Cidade. A festa começa na sexta-feira (13), às 18h; continuando no sábado (14), às 16h; e finalizando no domingo (15), a partir das 12h.
A programação ainda conta com teatro, literatura, oficina, exposição e mais. Confira os detalhes abaixo:
Teatro: Todo Filho é Professor
Terça-feira (10), às 19h30 – Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva
Quarta-feira (11), às 19h30 – Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva
A peça é inclusiva, com texto autoral que contribui com o exercício da empatia, da permissão e do não julgamento. A trama se desenrola com a chegada de um pai em fuga, que se permite conviver com o grupo de amigos e percebe que o que importa é a troca, a empatia e o se fazer presente. A peça ensina, através das relações, que cada filho que nasce, nasce uma nova lição, mostrando que pais aprendem com amor e não com a razão, que não tem regra a ser seguida e que aprender a se permitir está na essência do ser humano.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil.
Literatura: Banca de Trocas de Livros e Gibis
Quarta-feira (11), das 17h às 19h – Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz
Na segunda quarta-feira do mês, além do empréstimo e devolução de livros, a biblioteca realiza a Banca de Troca de Livros e Gibis. Apostilas, materiais didáticos, enciclopédias, cópias reprográficas ou livros em mau estado de conservação não são aceitos.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Oficina: Educação Antirracista para Espaços Museais e de Memória
Quarta-feira (11) e quinta-feira (12), das 9h às 17h – Museu major José Levy Sobrinho
Ministrantes: Francisco Paz e Gabriela Gonçalves, educadores do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Entrada: Gratuita, mediante inscrição pelo telefone 3442-1707 ou email agendamento.museu@limeira.sp.gov.br
Realização: Programa Conexões Museus SP.
Exposição Híbrida: Conheça Limeira em Todos os Sentidos
Dias 11, 17 e 18 de setembro
O passeio – um museu sem paredes — visa salvaguardar a história através de seu patrimônio arquitetônico, promovendo pertencimento e desenvolvimento educacional, onde os participantes caminham pelas ruas da região central para conhecer externa e internamente 07 prédios, compreendendo o contexto em que foram construídos, suas dependências, história, significados políticos, econômicos e sociais da cidade nos séculos XIX e XX e que ainda se mantém em funcionamento. O percurso da exposição guiada tem seu início na Igreja da Boa Morte, seguindo para o Palacete Levy, Gruta da Paz, Teatro Vitória, Museu Major José Levy Sobrinho, Casa da Dona Maria Thereza de Barros Camargo (Palacete Tatuibi) e finaliza no Bosque Maria Thereza.
Entrada: Inscrições preenchidas.
Classificação: Livre.
Realização: Museu major José Levy Sobrinho e Mabê Cultural.
Música: Concerto de Primavera – Banda Henrique Marques
Quinta-feira (12), às 20h30 – Igreja da Boa Morte
A banda marca o início da primavera com um concerto especial. O evento recebe como solista o trompetista Matias Nieva, interpretando American Jazz Suite. O repertório conta com “Appalachian Spring” de Aaron Copland, muita música latina com a “Segunda Suite” de Alfred Reed e um pouco de Luiz Gonzaga. A regência é do maestro Maikel Morelli.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Banda Henrique Marques.
Duração: 90 min.
Videoaula: Método Alternativo de Construção de Instrumentos
Sexta-feira (13), às 8h – E. E. Prof. Carolina Arruda Vasconcellos
A vídeo aula terá início com um vídeo explicativo e dinâmico seguido de explanação e apresentação de materiais, ferramentas e alguns instrumentos semi finalizados ou prontos. No mesmo momento o público presente terá contato com os instrumentos para uma experiência concreta. De maneira simples e resumida, o método criativo de João Lejambre será a construção de instrumentos a partir de materiais alternativos, reciclados e inusitados. Em paralelo a construção do instrumento, Lejambre faz considerações de natureza filosófica sobre: estar no mundo para usufruí-lo, questioná-lo e transformá-lo, propondo a reinvenção do olhar sobre o estado das coisas e de nossa condição humana como obras inacabadas. No encerramento terá uma canção composta durante o projeto da vídeo-aula.
Público: Alunos do ensino médio, professores, coordenadores e outros profissionais da escola.
Realização: Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil.
Evento: 4ª Festa da Coxinha
Sexta-feira (13), às 18h – Parque Cidade
Sábado (14), às 16h – Parque Cidade
Domingo (15), às 12h – Parque Cidade
O evento conta com diferentes receitas de coxinhas, selecionadas previamente de produtores limeirenses, além de atrações musicais que ocorrem simultaneamente em dois palcos e área kids.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Exposição: Grão Café Arte Memória
Sexta-feira (13), às 20h – Mabê Cultural (Rua Major Antonio M. de Campos, 280. Jd. Piratininga)
A produção da artista Valéria Espinhara tem o café como tema central. O protagonismo do café em suas pesquisas e propostas iniciou-se nas artes plásticas através da aquarela e se desdobrou também em viagens, interseções e proposições para além do imaginado. Seu olhar transita entre espaço e lugar, tema e técnica numa persistente incursão do tema café em diversas abordagens: fotografias, desenhos e pinturas. Se a memória carrega o sentido primeiro de tamanho empenho, entendemos aqui na apresentação dessa produção que através da arte o ordinário e o extraordinário se entrelaçam e se completam. Em meio a proposições, somos convidados a apreciar e degustar o assunto através da obra dessa artista tão singular.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil.
Caminhada: Conheça Limeira a Pé
Sexta-feira (13)
A caminhada acontece pela rua Boa Morte, região central. Alunos e professores terão a oportunidade de conhecer a história de Limeira, através de alguns prédios históricos da cidade. O percurso terá início na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, depois seguirá para o Palacete Levy, Teatro Vitória, Gruta, Museu Major José Levy Sobrinho, finalizando no Bosque Maria Tereza.
Entrada: Inscrições preenchidas.
Classificação: Livre.
Realização: Museu major José Levy Sobrinho.
Conhecimento: Encontro Numismático
Sábado (14), às 10h – Anfiteatro Dr. Olindo de Luca da Biblioteca Municipal
O qual faz estudos a fim de preservar a história, arte e cultura através dos sistemas monetários que tiveram início cerca de 2700 anos atrás.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Grupo Numismática.
Exposição Individual: Desde 85
Abertura no sábado (14), às 14h – Oposta Espaço Inventivo (R. Lopes Trovão, 337, Vila Camargo)
Visitação aos sábados, das 14h às 17h; e aos domingos, das 14h às 16h, até o dia 12/10.
A exposição convida o público para um passeio pela produção artística da artista visual Suellem Adriana de Santana Pimentel, mais conhecida por Suu. A mostra é repleta de memórias afetivas, sendo sua primeira exposição individual. Suu é a idealizadora e produtora do projeto e conta com a assistência de produção da artista Letícia Provinciatto, curadoria do PhD André I. M.Hernández (Cubano – brasileiro), designer e fotografia/videomaker do também artista visual e professor Fernando Pimentel (Tosko) e intérprete de libras Aline Fagundes.
Durante a semana é possível conferir a exposição com horário previamente agendado via instagram @opostaespacoinventivo, por e-mail: opostaespacoinventivi@gmail.com ou pelo número: 98283-8243.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil.
Evento: Festa Popular do Pq. Residencial Belinha Ometto
Sábado (14) e domingo (15), às 19h – Rua México, 2021, Pq. Residencial Belinha Ometto
Festa Popular do Pq. Residencial Belinha Ometto.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Pq. Residencial Belinha Ometto.
Música: Retreta com Corporação Musical Arthur Giambelli
Domingo (15), às 10h30 – Praça Toledo Barros
A Corporação vem sob a Regência e direção artística do Maestro Leandro Pereira.
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre.
Realização: Corporação Musical Arthur Giambelli.
Duração: 90 min.